Moradores da zona sul da Capital relatam que, desde o último domingo, o Arroio Capivara e o emissário da Gávea, localizados no bairro de Ipanema, desembocam esgoto cloacal dentro do Guaíba sem qualquer espécie de tratamento.
Vivendo em Ipanema há 42 anos, Reinaldo Frota afirma que os dois lugares costumavam ter a água captada para tratamento antes de ser jogada no Guaíba.
— Quando enche a água do Arroio Capivara, o auxiliar é o emissário da Gávea, mas os dois não estão sendo tratados. — afirma.
Contraponto:
Na última segunda, foi realizado na Estação em questão, uma limpeza na caixa retentora de areia, sendo necessário desativar por um curto espaço de tempo, a captação de esgoto no local. Informamos que esse procedimento é rotineiro e que a situação foi normalizada na manhã de hoje.
Sobre o Arroio Capivara
O Arroio Capivara a o longo de seu percurso, desloca-se por diversos núcleos urbanos, inclusive assentamentos irregulares, que por sua característica não possui coleta adequada de dejetos sanitários, causando impacto pelo lançamento de esgotos in natura às águas, contribuindo para uma ampla degradação da sua qualidade.
A prefeitura está trabalhando para reduzir os impactos ao arroio. Entre as ações, está o Programa Esgoto Certo,que fiscaliza e regulariza as ligações de esgoto cloacal de imóveis que estejam lançando incorretamente no pluvial. As equipes fazem visitas as residências, realizam testes com corante visando identificar o destino das águas servidas dos prédios, orientam os moradores com ações de educação ambiental e caso necessário corrigem as ligações de forma adequada.
Outro fator que corrobora é o lixo doméstico, que é descartado de maneira irregular nas margens do Arroio. O Dmae realiza ações de Educação Ambiental nas comunidades sensibilizando as pessoas quanto ao uso correto das redes. Mesmo assim, na limpeza das grades dos coletores são encontrados desde papel higiênico, absorventes até fraldas descartáveis e lixos em geral.
(Zero Hora.com, 07/11/2010)