Uma iniciativa que busca ampliar a conscientização ambiental, recuperar e promover a manutenção de parques e áreas verdes e recuperar 85 quilômetros de rios terá início no Norte do Estado. Denominado “Revitalização dos Rios de Erechim”, o projeto que vai mobilizar órgãos do poder público, entidades e empresas da região em prol do meio ambiente será lançado na terça-feira, 9, no Fórum do Município (Rua Clementina Rossi, 129).
A ação reúne Ministério Público, a Ong Eloverde – Instituto Sócio Ambiental Vida Verde/RS e a Vara de Execuções Criminais de Erechim, entre outros apoiadores. Conforme o promotor responsável, Maurício Sanchotene de Aguiar, o projeto começou a ser elaborado em setembro de 2008. Mas somente neste ano foi confirmado o financiamento do Fundo de Defesa de Direitos Difusos, do Ministério da Justiça, que viabilizará a implantação.
“O projeto está baseado em um tripé”, explica Promotor, “limpeza dos corpos hídricos, promove o Mapeamento de Cenários, com diagnóstico ambiental da realidade local, para possibilitar o estudo de novas medidas que devam ser adotadas; e utiliza cada uma das etapas do projeto em campanha de Educação Ambiental, da equipe do projeto”. A mão-de-obra para os trabalhos será de pessoas condenadas pela Justiça e que tiveram a pena de prisão substituída por prestação de serviços à comunidade, promovendo a ressocialização dessas pessoas, com apoio de diversas entidades e voluntários.
O trabalho será dividido em 28 etapas. Cada uma delas envolverá um trabalho inicial de conscientização dos moradores no entorno das localidades, a execução dos trabalhos de revitalização e, posteriormente, a avaliação do impacto das medidas adotadas. “Deseja-se que a questão ambiental, especialmente os cuidados com nossos rios, seja objeto de intensa discussão nas diversas comunidades por onde o projeto passar, mas principalmente por toda a comunidade erechinense”, destaca Maurício Sanchotene de Aguiar.
A previsão é que o projeto inicia em dezembro e tenha duração de um ano. Mas a ideia é buscar outras fontes de financiamento para viabilizar a manutenção das ações.
O projeto “Revitalização dos Rios de Erechim” já recebeu reconhecimento nacional: o projeto foi considerado Prática Inovadora em Revitalização de Bacias Hidrográficas pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, alcançando a segunda colocação no tema Educação Ambiental entre as organizações sociais sem fins lucrativos, a partir de chamada pública na qual participaram 69 entidades públicas e privadas.
(MP-RS, 07/11/2010)