O secretário estadual do Meio Ambiente, Giancarlo Tusi Pinto, participou, nesta quinta-feira (4), do IV Seminário Regional sobre Usos Múltiplos da Água e Gestão Integrada de Recursos Hídricos. Na ocasião, que reuniu cerca de 150 pessoas na Universidade de Passo Fundo, acadêmicos, entidades e profissionais da área participaram do debate sobre o segundo setor que mais consome água no Brasil: a indústria.
De acordo com Giancarlo, o Estado está promovendo uma série de ações visando garantir que o setor industrial e também agropecuário tenham água. Contudo, ele ressaltou que é preciso que haja consciência no uso. "É importante trazer esse debate para a comunidade e fazer com que o setor produtivo tenha cada vez mais consciência", disse o secretário.
A indústria utiliza a água para várias finalidades como geração de vapor, de força motriz, higienização e nos próprios processos produtivos, como insumo e composição final do produto, tal como ocorre na indústria de alimentos, bebidas e medicamentos.
Um dos palestrantes, o engenheiro Ambiental Tiago José Pereira Neto (CODEMA-FIERGS/RS), disse que uma das maneiras de diminuir o impacto da indústria na utilização dos recursos hídricos é aproveitar melhor a água no consumo industrial. Segundo Tiago, quase 18% da água é retirada dos rios para utilização da indústria. "Com a colaboração dos setores ainda é possível reverter a situação e fazer o uso eficiente da água", disse ele.
Conforme o coordenador do seminário, Claud Goellner, o evento é uma maneira de mostrar que há soluções para reduzir e tornar o uso da água na indústria mais eficiente. "Buscamos qualificar os debates para o simpósio nacional que acontecerá em 2011", enfatizou Goellner.
O evento é uma promoção da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí e Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UPF. Esse foi o último tema de uma série de seminários preparatórios realizados na região que culminará no IV Simpósio Nacional sobre o Uso da Água na Agricultura, em abril de 2011, em Passo Fundo. Além da indústria, os seminários realizados anteriormente discutiram a gestão dos recursos hídricos, o uso da água no abastecimento e esgotamento sanitário, na mineração e na pecuária.
(FEPAM/SEMA, 04/11/2010)