Um pinguim-de-magalhães foi encontrado vivo na beira da praia de Arroio Seco, no balneário de Arroio do Sal, litoral gaúcho. O caso ocorreu na última segunda-feira. Ave estava debilitada, mas foi socorrida e sobreviveu.
A Brigada Militar foi acionada logo após o animal ter sido encontrado. Em menos de duas horas o pinguim foi encaminhado ao Centro de Recuperação de Animais Marinhos (Ceram) do Ceclimar, em Imbé.
A enfermeira Carolina Fernandes Vaz mandou email para Zero Hora destacando a mobilização para salvar o animal.
"É muito bom saber que podemos contar com o serviço público de segurança. Afinal, se ele dispensa essa atenção ao resgate de animais, não podemos esperar menos da atenção aos cidadãos", escreveu Carolina.
A ave foi socorrida pelo 1º Batalhão Ambiental de Torres, que registrou em uma foto o momento da entrega do pinguim à estagiária Ana Paula Gauer, do Ceram.
Segundo informações do Ceclimar, o animal passa bem.
— Ele está em observação. Nós estamos fazendo o trabalho de reabilitação com soro e alimentação. Normalmente o pinguim fica aqui por um período, enquanto esperamos juntar mais algumas aves para levar em grupo de volta ao mar — explicou a bióloga Cariane Campos Trigo, do Ceclimar.
Segundo a bióloga, é normal os pinguins aparecerem ao longo do litoral gaúcho, mas é mais comum que eles sejam encontrados vivos durante o período de inverno.
(Zero Hora, 04/11/2010)