A Celulose Irani (Bovespa RANI3 e RANI4) é a única empresa de Celulose e Papel a figurar entre as companhias TOP 10 da pesquisa Rumo à Credibilidade 2010, desenvolvida pela Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), em parceria com a consultoria inglesa e centro de pesquisa independente SustainAbility. No total, 137 empresas de diferentes setores participaram do levantamento. A iniciativa tem por objetivos analisar a qualidade dos relatórios de sustentabilidade publicados pelas empresas brasileiras, incentivá-las a aprimorarem suas práticas de reportar resultados e expor o que empresas globais podem aprender por meio de ações como esta.
A Celulose Irani alcançou a terceira posição, atrás da Natura (cosméticos) e Sabesp (saneamento), primeiro e segundo lugares, respectivamente. Além disso, a companhia subiu cinco posições em relação ao ranking divulgado em 2008.
O Relatório de Sustentabilidade 2009 da Celulose Irani foi produzido de acordo com as diretrizes da Global Reporting Initiative GRI, entidade com atuação e reconhecimento mundial por sua atuação junto a empresas sustentáveis. O relatório alcançou a classificação A+, a mais alta permitida pela iniciativa.
O documento foi submetido à auditoria independente, e a empresa BSD Consulting emitiu a declaração de garantia, que visa proporcionar às partes interessadas uma opinião independente sobre a qualidade do relatório, os processos de gestão de sustentabilidade, a aderência aos princípios da AA1000AS 2008 e a continuidade dos processos estabelecidos. O relatório tem como objetivo mostrar a evolução da companhia em seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.
As principais ações que reiteram esse compromisso da Celulose Irani são os projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) da Usina de Cogeração e da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), o projeto de Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), além do Programa de Educação Ambiental e do Projeto Broto do Galho , que envolvem diversas atividades com a comunidade .
A questão da sustentabilidade é hoje uma preocupação mundial. A Celulose Irani continuará trabalhando para contribuir não só para a preservação do meio ambiente, mas para o bem-estar das pessoas que vivem ao entorno de suas unidades fabris. Ser reconhecida por entidades importantes como a Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável e a SustainAbility e estar as empresas TOP 10 de sustentabilidade, certamente nos motiva e nos faz ter a certeza de que estamos no caminho certo, afirma Pericles Druck, Diretor Superintendente da Celulose Irani.
Sobre a Celulose IRANI
Fundada em 1941 e controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional Grupo Empresarial da Região Sul do país, a Celulose Irani é hoje considerada uma das maiores empresas do setor de papel kraft e embalagem em papelão ondulado.
Com produção integrada, florestas próprias e máquinas e equipamentos constantemente atualizados, a IRANI produz celulose e papéis kraft, chapas e embalagens de papelão ondulado, resinas e móveis de madeira reflorestada para os mercados interno e externo, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade. Tem como competência a segurança e a excelência no fornecimento de produtos de base florestal renovável. Em sua prática está o absoluto respeito ao meio ambiente e às pessoas.
A IRANI possui sede em Porto Alegre (RS) e conta com cinco unidades de negócios: Papel Vargem Bonita (SC), Embalagem Vargem Bonita (SC) e Indaiatuba (SP), Móveis Rio Negrinho (SC) e Resinas Balneário Pinhal (RS), além de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e escritórios em Porto Alegre (RS), São Paulo (SP) e Joaçaba (SC). Empresas controladas pela Irani: Meu Móvel de Madeira em rio Negrinho (SC), Irani Trading S.A., Habitasul Florestal S.A. e HGE Geração de Energia Sustentável (em fase pré-operacional) em Porto Alegre (RS).