A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) retomam hoje as ações da Operação Ar Puro. O objetivo é verificar o nível de gases emitidos por motores de veículos de médio e grande porte, movidos a óleo diesel.
O gerente de Fiscalização de Trânsito e Transporte da EPTC, Carlos Pires, explicou que a inspeção é feita com um equipamento denominado opacímetro, que quantifica a intensidade de fumaça emitida.
As ações têm como alvo caminhões, caminhonetes, ônibus, táxis-lotação e micro-ônibus que realizam o transporte escolar. "Estamos empenhados em garantir uma melhor qualidade do ar para a população", justificou.
Se flagrado emitindo poluentes na atmosfera, o certificado de registro e licenciamento é retido até regularização do veículo, mediante a regulagem comprovada das bombas de óleo. "A documentação é liberada após vistoria no veículo. Os infratores têm prazo de cinco dias para a regularização dos equipamentos."
Para realizar a medição, os agentes e técnicos da EPTC utilizam o opacímetro - equipamento que é instalado no cano de descarga dos veículos. Com base em um programa de computador, é possível medir, com exatidão, o grau de poluição, de acordo com os níveis de emissão dos gases. O equipamento é regularizado pelo Inmetro.
(Correio do Povo, 03/11/2010)