A Autoridade Australiana de Agrotóxicos e Medicamentos Veterinários (APVMA, na sigla em inglês) publicou em 12/10 uma nota informando sobre o cancelamento do registro do inseticida Endossulfam no país. A proibição foi motivada por uma avaliação conduzida pelo Departamento de Sustentabilidade, Meio Ambiente, Água, População e Comunidades (DSEWPC), que concluiu que o uso prolongado do agrotóxico provoca danos ambientais que não poderiam ser mitigados através de restrições de uso ou mudanças nas instruções presentes na bula.
Também contou para a decisão o fato de o químico ter recentemente sido incluído na lista dos Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs) da Convenção de Estocolmo sobre o tema. O registro do Endossulfam já está cancelado, e os cinco agrotóxicos contendo o ingrediente em sua fórmula serão eliminados do país ao longo dos próximos dois anos.
N.E.: Em agosto deste ano a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária / Ministério da Saúde) publicou a decisão que também determina a retirada programada do Endossulfam do mercado brasileiro: o produto não poderá mais ser importado a partir de 31 de julho de 2011; um ano depois, sua produção em território nacional será proibida; e, em 2013, o ingrediente não poderá mais ser comercializado.
(AS-PTA/EcoAgência, 02/11/2010)