O Ministério do Meio Ambiente divulgou, nesta sexta-feira (29/10), o nome dos vencedores do Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente 2010. Serão distribuídos R$ 140 mil e diplomas na cerimônia de entrega do prêmio, em 23 de novembro, no Centro Comunitário da UnB. A comissão julgadora avaliou 105 projetos de diferentes regiões do Brasil, nos 18 e 19 de outubro.
Os vencedores de cada categoria são: Liderança Individual, Sérgio Roberto Lopes, do Acre; Organização da Sociedade Civil, Fundação Viver Produzir e Preservar, do Pará; Negócios Sustentáveis, Fundação Vitória Amazônica, do Amazonas; Educação Ambiental, Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia; Saúde e Meio Ambiente, Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital São Paulo; Município, Paragominas, do Pará.
O julgamento foi feito com base em critérios de efetividade, impacto social e ambiental, potencial de difusão, originalidade, adesão e participação social. A organização do prêmio é do Departamento de Articulação de Políticas para a Amazônia e Controle do Desmatamento.
A categoria Municípios não recebe premiação em dinheiro, apenas o diploma. O concurso foi criado em 2002 para valorizar trabalhos realizados e desenvolvidos em prol da conservação do meio ambiente da Amazônia Legal. É o reconhecimento da contribuição de seus realizadores ao processo de melhoria da qualidade ambiental.
(OngCea, 02/11/2010)