O Sindicato Rural da Capital conseguiu vacinar 5.141 animais - dos cerca de 17 mil existentes na Zona Sul - nos três primeiros meses de execução do Projeto de Sanidade Animal de Porto Alegre. A iniciativa reduziu a zero as mortes de animais por doenças como leptospirose, raiva e botulismo, segundo o presidente do sindicato, Cleber Quadros Vieira, que ocupou a Tribuna Popular da Câmara Municipal nesta quinta-feira (28/10). Ele agradeceu o apoio do Legislativo por ter aprovado emenda de autoria do falecido vereador Ervino Besson (PDT) que disponibilizou recursos do Município para o programa.
Segundo Vieira, foram visitadas 264 propriedades de 10 bairros e localidades da Zona Sul: Lami, Lageado, Cantagalo, Quirinas, São Caetano, Boa Vista, parte da Lomba do Pinheiro, Restinga, Ponta Grossa e Belém Novo. Os animais vacinados na primeira etapa do programa incluem bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos, cachorros, aves e pássaros. Como o projeto conta com recursos do Município, sua execução é fiscalizada pela Secretaria Municipal de Produção, Indústria e Comércio (Smic) e pela Central Técnica Agrícola (CTA).
Vieira disse que o Sindicato, além do manejo sanitário da Zona Rural, pretende fazer o recenseamento das propriedades com o objetivo de quantificar e eliminar doenças graves como leptospirose, raiva e botulismo. Com isso, segundo ele, será possível incrementar a produção e qualificar produtos como leite e carne, entre outros. De acordo com Vieira, desde que o projeto foi implantado, não foi registrado nenhum caso de animal morto pelas doenças citadas, que vitimaram diversas cabeças entre 2007 e 2009 na Zona Sul. Ele anunciou que, na expansão do projeto, o Sindicato começará o combate ao botulismo.
O presidente do Sindicato Rural ainda convidou os vereadores para a 26ª Festa do Pêssego Estadual, no Bairro Vila Nova. O ato de abertura da colheita está marcado para as 14 horas de 3 de novembro, na propriedade de Hildemar Piber (Beco Maria Balbina, 501). A inauguração oficial da Festa no dia 6 de novembro será às 11 horas, no Centro de Eventos da Vila Nova (Rua João Salomoni, 2.630).
(Por Claudete Barcellos, Asscom CMPA, 29/10/2010)