(29214)
(13458)
(12648)
(10503)
(9080)
(5981)
(5047)
(4348)
(4172)
(3326)
(3249)
(2790)
(2388)
(2365)
volkswagen pchs geração de energia
2010-10-28 | Luizabarbo

A Volkswagen está trazendo para o Salão do Automóvel o seu conceito de desenvolvimento sustentável. Uma das atrações será a exposição de uma maquete de sua primeira PCH (Pequena Central Hidrelétrica), que está operando desde março de 2010. Recentemente, a Volkswagen anunciou a construção de sua segunda usina, que terá capacidade instalada de 25,5MW/h, com três turbinas e geração de 22,1 mil toneladas de crédito de carbono por ano.

Somando-se as duas PCHs, a Volkswagen irá contribuir para a geração de cerca de 45 MW e mais de 40 mil toneladas de créditos de carbono. O investimento total das duas usinas foi de R$ 273 milhões.

“Os investimentos da Volkswagen mostram a preocupação da empresa no desenvolvimento de alternativas de energia geradas por fontes limpas e renováveis”, afirma Dr. Josef-Fidelis Senn, vice presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil. “Além de abastecer nossas unidades produtivas, também queremos contribuir para o desenvolvimento sustentável do Brasil”.

O Papel Sustentável da Volkswagen
O conceito de sustentabilidade está presente no próprio DNA da companhia, seja em seus produtos, processos e nas relações da companhia com seus diversos públicos. Prova disso é que “Desenvolver Sustentabilidade como princípio de gestão” é um dos objetivos que figura no Mapa Estratégico da empresa.

A marca consolidou-se no Brasil, e no mundo inteiro, por ofertar carros com durabilidade, confiáveis e econômicos, numa época em que a questão das emisssões não era amplamente discutida. Não por acaso, foi a Volkswagen que desenvolveu a tecnologia Total Flex, em 2003, que gera emprego e renda no campo e proporciona um balanço equilibrado entre o gás carbônico sintetizado na plantação de cana e aquele gerado pelo veículo.

Todas as fábricas da companhia possuem certificação ISO 14001. A empresa também é pioneira no País em várias tecnologias ambientais no campo industrial, como por exemplo a pintura à base de água na fábrica de São José dos Pinhais, a estação de reciclagem e reaproveitamento de água em Taubaté, que recicla e reaproveita 30% da água consumida internamente, e a produção de adubo orgânico a partir dos resíduos em São Carlos. A unidade Anchieta, a pioneira da marca no Brasil, aplica todos os cuidados ambientais em seus processos produtivos.

Como novidade na área industrial, a Volkswagen do Brasil acaba de implementar um software que analisa o ciclo de vida de novos processos, permitindo avaliar e minimizar o impacto ambiental de novas instalações industriais. Trata-se de uma ferramenta de extrema importância no momento em que a empresa se prepara para expandir sua capacidade produtiva no País.

“A sustentabilidade hoje está tão intrínseca aos produtos e processo produtivos da Volkswagen que ela se integra espontaneamente à estratégia da empresa. Nossas ações estão focadas tanto nas qualidades técnicas, funcionais e inovações dos veículos da marca quanto nas suas vantagens no aspecto ambiental”, ressalta Dr. Senn. “Na Volkswagen, as questões econômicas, ambientais e sociais estão interligadas, interrelacionadas e fazem parte de um mesmo contexto e de uma mesma estratégia”.

Novos Produtos
A Volkswagen investe constantemente em pesquisas que contribuem para que os novos veículos da marca tenham um menor impacto no meio ambiente. Visando este objetivo, a empresa oferece no Brasil veículos que foram desenvolvidos para terem emissões reduzidas e menor impacto no meio ambiente. Os visitantes do Salão do Automóvel poderão conferir os modelos Polo Bluemotion, Gol Ecomotion, Gol Bluemotion Technology e o Fox Bluemotion.

Uma versão do veículo mais popular da empresa, o Gol G4, já possui um apelo sustentável com uma economia de cerca de 10% no gasto de combustível – o Gol Ecomotion. O modelo faz parte da estratégia "Bluemotion" e vem equipado com o motor 1.0 l Total Flex, diferencial alongado em 6,8% - garantindo um novo patamar em termos de consumo -, pneus “verdes” e traz como benefícios adicionais a redução de ruídos e melhoria do conforto no interior do veículo.

Os novos Gol Bluemotion Technology e Fox Bluemotion trazem soluções para redução de consumo e consequente redução de emissões de poluentes. Ambos contam com pneus “verdes” e instrumentos que permitem monitorar e melhorar a performance de condução do veículo.

O Polo Bluemotion foi o primeiro lançamento da Volkswagen do Brasil visando redução de consumo e emissões. Além de alterações na mecânica e eletrônica, o carro traz mudanças na carroceria e suspensão rebaixada, ganhando eficiência aerodinâmica.

Bik.e
Atenta às novas tendências de mobilidade urbana em todo o mundo, a Volkswagen apresenta no Salão do Automóvel uma solução bastante inovadora para deslocamentos de curta distância. O protótipo Bik.e é uma bicicleta elétrica com um inovador mecanismo de dobramento, permitindo que ela seja facilmente transportada no próprio automóvel, tornando-se uma opção adicional de mobilidade nas grandes cidades.

A Bik.e tem autonomia de 20 km, velocidade máxima de 20 km/h e pesa somente 20Kg. Dobrada, a bicicleta, que tem rodas de aro 20, pode ser carregada no compatimento do estepe, no porta-malas do veículo. Seu design é inovador, saudável e seguro. A bicileta tem um sistema de recarga a partir do prórpio sistema elétrico do veículo, estando sempre pronta para uso.

Fundação Volkswagen
Com 30 anos de trabalhos no Brasil, Fundação Volkswagen realiza e incentiva práticas sociais voltadas a seus colaboradores e à comunidade, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação pública e o desenvolvimento social de pessoas de baixa renda. A população beneficiada pelos seus projetos, principalmente estudantes e professores, já passa de meio milhão de pessoas.

Entre os diversos projetos da Fundação, destaca-se o “Entre na Roda”, que capacita professores e voluntários das comunidades para a utilização de técnicas de contação de histórias. A Fundação doa um baú com cerca de 200 títulos aos participantes - para 2010, a previsão é distribuir 244.500 livros. O objetivo é atrair o público infanto-juvenil e disseminar o hábito pela leitura. A iniciativa está presente não só em escolas, mas também em presídios, comunidades quilombolas, escola de samba e hospitais.

O “Estudar pra Valer” promove encontros de formação de educadores, acompanha atividades em sala de aula e fornece material de apoio para professores e alunos do 1º ao 9º ano. Em 2003, foi reconhecido pela UNESCO como uma das cinco inovações em educação na América Latina e Caribe.

O projeto “Brincar” visa preparar os professores para desenvolver nas crianças aspectos como raciocínio lógico, linguagem, imaginação, memória e comportamento em sociedade, por meio de brincadeiras pedagógicas. Dentre os conteúdos de formação do Brincar, estão as técnicas para interação adulto-criança e criança-criança, o acervo de brinquedos, o tempo e o espaço das atividades e a articulação da unidade educacional com outros espaços e instituições da comunidade.

A Fundação Volkswagen também cuida do “Pró-Educar Brasil” e do “Costurando o Futuro”. O primeiro oferece bolsas de estudos para a formação universitária de professores da região de Arcoverde, no sertão de Pernambuco, buscando a melhoria da qualidade do ensino em municípios com baixo índice de escolarização. O “Costurando o Futuro” oferece alternativa de geração de trabalho e renda por meio de uma oficina de costura na qual a matéria-prima básica é composta por uniformes sem condições de uso descartados pelos colaboradores da Volkswagen do Brasil.

O projeto “Costurando o Futuro” poderá ser conferido no estande da Volkswagen no Salão do Automóvel . As mulheres que participam do projeto irão confeccionar fantasias infantis para as crianças que visitarem o Espaço Kids - Fundação Volkswagen. O projeto social também é responsável pela fabricação das necessaires que serão presenteadas às mulheres que participarem das atividades do Espaço Mulher no estande da empresa.

A Volkswagen também patrocina o Instituto Baccarelli, criado por iniciativa do maestro Sílvio Baccarelli para o desenvolvimento social da comunidade de Heliópolis, em São Paulo, depois do trágico incêndio que ocorrido no local em 1998. Por meio do Instituto, a Volkswagen mantém o “Coral da Gente” e a "Orquestra Sinfônica Baccarelli", formados por crianças e jovens carentes da comunidade.

Além dos projetos da Fundação, a Volkswagen realiza no Brasil diversos programas sociais como a Bomba d’Água Popular, destinado às comunidades carentes do semiárido brasileiro; a Rede de Cooperação Digital, projeto que visa captar e recuperar equipamentos recebidos de empresas e entidades para doar a organizações da sociedade civil que manifestem a intenção de montar telecentros em suas comunidades; e ainda o Programa de Educação Ambiental, voltado para todos os colaboradores da empresa no Brasil e com o objetivo de levar a educação ambiental para a família e o dia a dia do empregado.


desmatamento da amazônia (2116) emissões de gases-estufa (1872) emissões de co2 (1815) impactos mudança climática (1528) chuvas e inundações (1498) biocombustíveis (1416) direitos indígenas (1373) amazônia (1365) terras indígenas (1245) código florestal (1033) transgênicos (911) petrobras (908) desmatamento (906) cop/unfccc (891) etanol (891) hidrelétrica de belo monte (884) sustentabilidade (863) plano climático (836) mst (801) indústria do cigarro (752) extinção de espécies (740) hidrelétricas do rio madeira (727) celulose e papel (725) seca e estiagem (724) vazamento de petróleo (684) raposa serra do sol (683) gestão dos recursos hídricos (678) aracruz/vcp/fibria (678) silvicultura (675) impactos de hidrelétricas (673) gestão de resíduos (673) contaminação com agrotóxicos (627) educação e sustentabilidade (594) abastecimento de água (593) geração de energia (567) cvrd (563) tratamento de esgoto (561) passivos da mineração (555) política ambiental brasil (552) assentamentos reforma agrária (552) trabalho escravo (549) mata atlântica (537) biodiesel (527) conservação da biodiversidade (525) dengue (513) reservas brasileiras de petróleo (512) regularização fundiária (511) rio dos sinos (487) PAC (487) política ambiental dos eua (475) influenza gripe (472) incêndios florestais (471) plano diretor de porto alegre (466) conflito fundiário (452) cana-de-açúcar (451) agricultura familiar (447) transposição do são francisco (445) mercado de carbono (441) amianto (440) projeto orla do guaíba (436) sustentabilidade e capitalismo (429) eucalipto no pampa (427) emissões veiculares (422) zoneamento silvicultura (419) crueldade com animais (415) protocolo de kyoto (412) saúde pública (410) fontes alternativas (406) terremotos (406) agrotóxicos (398) demarcação de terras (394) segurança alimentar (388) exploração de petróleo (388) pesca industrial (388) danos ambientais (381) adaptação à mudança climática (379) passivos dos biocombustíveis (378) sacolas e embalagens plásticas (368) passivos de hidrelétricas (359) eucalipto (359)
- AmbienteJá desde 2001 -