O relatório da oferta e do consumo de energia no Rio Grande do Sul em 2009 será apresentado na próxima sexta-feira (29) no Auditório do Centro Administrativo da CEEE, em Porto Alegre, às 11h15min. Dividido em nove capítulos, o Balanço Energético do RS 2010 é composto por nove capítulos e 11 anexos, cujo conteúdo engloba panoramas sobre as matrizes energéticas estadual, nacional e mundial, fontes primárias e secundárias e os recursos e reservas disponíveis no Estado, entre outros temas.
O deputado Márcio Biolchi (PMDB) ressaltou os avanços do Estado na geração de energias renováveis, ou agrocombustível, como também é conhecido o biodiesel e sua importância na geração energetica do Rio Grande do Sul. Conforme ele, 28% do biodiesel do País, em 2009, foi produzido em solo gaúcho. Desempenho esse que levou à apliação de plantas industriais e instalação de novas empresas entre 2009 e 2010, ampliando ainda o cultivo da matéria-prima.
Além do desempenho acerca da geração e consumo, o Balanço Energético do RS 2010 relata a conversão da série histórica dos balanços energéticos, de 1979 a 2004, para a metodologia internacional. Com a padronização da série dos 30 anos, é possível traçar a evolução da matriz energética gaúcha e realizar análises e comparações de forma dinâmica e prática entre os anos ou entre diferentes fontes de energia. O material elaborado em colaboração com a Secretaria de Infraestrutura e Logística do Rio Grande do Sul (Seinfra) e as instituições envolvidas na matriz energética estadual, com tiragem de dois mil exemplares será distribuído para instituições de ensino.
(Por Carlos Hammes, AL-RS, 27/10/2010)