Foi apresentado na semana passada um protótipo de ônibus híbrido que será testado até o início de novembro nas ruas de São Paulo. O sistema pode diminuir as emissões de poluentes de 80% a 90% em relação a motores a diesel comuns e reduz o consumo de combustível em até 35%.
O ônibus tem dois motores - um elétrico e outro a diesel. O motor elétrico é utilizado para dar partida no veículo e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 km/h. Ele também gera energia durante as freagens. Já o motor a diesel funciona em velocidades mais altas.
Quando o veículo está parado, o motor a diesel fica desligado e não há emissões de poluentes. Estudos da Volvo - fabricante do protótipo - dizem que o tempo que o veículo fica parado pode chegar à metade do tempo total de operação do ônibus.
O novo ônibus está em testes em São Paulo por 15 dias desde segunda-feira, na linha Cidade Universitária-Aclimação. Neste período, seu desempenho será comparado ao de quatro ônibus comuns que fazem o mesmo trajeto. Depois o ônibus segue para o Rio e volta a São Paulo para um teste mais longo em março de 2011. Só então a prefeitura decide se vai comprar os veículos para usá-los nas linhas normais.
Na apresentação, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), assinou convênio com a ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) para o projeto Transporte Sustentável e Qualidade de Ar, que visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa nos meios de transportes.
(JC-RS, 28/10/2010)