Uma operação realizada ontem no distrito de Águas Claras, em Viamão, região conhecida pelo ecoturismo, constatou irregularidades na prática de extração de areia. Representantes do Ministério Público, da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e do Batalhão Ambiental da Brigada Militar estiveram no local após o recebimento de denúncias encaminhadas por moradores. Eles informaram que as empresas não estariam respeitando as regras de deslocamento, como o peso das cargas e a cobertura dos caminhões durante o transporte.
"Foi constatado o descumprimento com relação à licença de extração mineral e várias outras regularidades, inclusive com relação ao transporte, que serão objeto de investigação através do Ministério Público", informou a promotora Anelise Grehs Stifelman, da Promotoria de Justiça Especializada de Viamão.
Segundo a promotora, oito empresas estão envolvidas na extração mineral do distrito e uma jazida foi interditada. Os moradores também reclamam que a atividade de extração nas imediações da Estrada do Cemitério estaria provocando poluição devido ao transporte do material.
(Correio do Povo, 28/10/2010)