O coordenador do Grupo de Trabalho da Orla, da Secretaria do Planejamento Municipal (SPM), Marcelo Allet, foi o palestrante da reunião-almoço do Conselho Deliberativo da Sociedade de Engenharia do RS (Sergs). O tema do arquiteto foi "Porto Alegre de Frente para o Guaíba: Esforços de Planejamento e Perspectivas para a Copa de 2014".
As principais intervenções planejadas estão direcionadas ao ponto chamado de Orla Central, entre a Usina do Gasômetro e a rótula da avenida Diário de Notícias. Conforme Allet, nesta extensão de 5 quilômetros a prefeitura pretende instalar projetos de paisagismo, novos calçamentos, ações de preservação ambiental e quiosques. "Queremos qualificar a orla. Usar o espaço a partir de uma iniciativa pública que possa depois ser explorada por empresas privadas", sugeriu.
A estimativa é que para executar essas intervenções sejam necessários R$ 27 milhões. Os recursos viriam da bancada gaúcha em Brasília. O projeto beneficiaria diretamente uma população de 20 mil pessoas que vivem nas imediações da Orla Central.
(Correio do Povo, 28/10/2010)