Uma nova mortandade de peixes no Rio Gravataí deixou preocupados pescadores da região do Clube Albatroz, no bairro Niterói, em Canoas. A Fundação de Proteção Ambiental (Fepam) esteve na tarde desta segunda-feira no local. A Fepam não respondeu aos telefonemas dos veículos do Grupo Sinos para informar as causas da morte dos animais.
O presidente da Associação de Pesquisas e Estudos Técnicos Ambientais (Apta), Clóvis Braga, também percorreu o rio na tarde desta segunda-feira. "A quantidade é grande e provavelmente a causa deve ser contaminação por produto químico. Nesta terça-feira vamos monitorar novamente", salientou Braga.
Conforme relatos de frequentadores do Albatroz, um grupo de sete pescadores se deparou com uma grande quantidade de jundiás, brancas, birus e pintados mortos no domingo. "A leva de peixes já teria se deslocado do Gravataí, em direção ao Guaíba", explicou João Batista.
O secretário de Meio Ambiente de Canoas, Celso Barônio, não tinha conhecimento do fato. Ele buscou informações com moradores do entorno, mas apenas nesta terça-feira poderá verificar o que aconteceu.
(Jornal VS, 26/10/2010)