Frequentadores do Parque da Redenção participaram ontem de uma ação do Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) voltada à preservação do meio ambiente. Um grupo da Brigada aplicou questionário à população para colher informações sobre o comportamento do porto-alegrense em relação ao ambiente. A atividade foi realizada simultaneamente em diferentes cidades do interior gaúcho.
Segundo Maria Cristina Borges da Silva, soldado da BM, o questionário é uma ação da Campanha Pegada Ecológica, executada pela corporação. A Pegada Ecológica se ocupa de todo o impacto que o cidadão gera no meio ambiente. De acordo com os participantes do projeto, a ação é uma forma de mostrar até que ponto as pessoas têm consciência de suas responsabilidades. "As questões enfocam aspectos práticos do dia a dia da população, como uso racional da água e da energia elétrica e a reciclagem do lixo. Os dados serão tabulados e usados para a implementação de ações na área de preservação ambiental", explicou Maria Cristina.
O objetivo é conscientizar as pessoas para o uso adequado dos recursos naturais, segundo os soldados Renato Cristani e Alberto Soares, que também participaram da atividade.
(Correio do Povo, 25/10/2010)