A equipe do Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (Ates) do Ministério do Desenvolvimento Agrário/Incra, que atua nos assentamentos Joana D´Arc I, II e III, em Porto Velho (RO), realizou uma campanha itinerante de recolhimento de embalagens de agrotóxicos com os agricultores locais, em parceria com a Idaron e a Santo Antonio Energia, nos dias 16 e 17 de outubro.
A campanha teve objetivo educativo, pois além de recolher as embalagens, foram ministradas palestras pelos técnicos da Emater e Idaron sobre a não reutilização das embalagens, a importância da tríplice lavagem, cuidados necessários ao manusear agrotóxico e saúde no meio rural.
O extensionista rural do Ates/Emater, Audizio Carneiro, informou que essa foi a primeira campanha sobre o tema nos assentamentos, mas garantiu que a ação ocorrerá semestralmente para evitar a reutilização dessas embalagens. “O maior alvo é a redução do consumo do agrotóxico nas lavouras”, afirmou.
A ação itinerante de recolhimento ainda continua nos assentamentos, já que os agricultores poderão levar as embalagens para o escritório da Emater, na linha 11, ou para o assentamento Joana D´arc I. A Idaron recolherá mensalmente as embalagens vazias e destinará ao posto.
Cursos e atividades de lazer
Os técnicos do Ates/Emater ministraram curso de pintura em tecido para 14 agricultoras dos assentamentos Joana D´Arc. “O curso foi de grande valia para a comunidade, pois despertou habilidade artesanal, podendo ser um canal de comercialização e geração de renda para essas famílias”, avaliou a extensionista social Virginia Avelar. Segundo ela, no término do curso foi proposta a formação de um grupo de artesanato das agricultoras, onde se colocará em prática as técnicas aprendidas, possibilitará a troca de experiências e o fortalecimento da mulher rural.
O lazer também está na pauta da equipe. No Dia das Crianças, em parceria com a Santo Antonio Energia, a equipe do projeto levou muitas brincadeiras, palhaço, bolo, doces, salgados, geladinho e caça-tesouro às crianças dos assentamentos. Além das brincadeiras foi ainda ministrada uma palestra para os pais sobre direitos e deveres das crianças, enfatizando que todo dia elas merecem ser ouvidas, respeitadas e educadas.
(Rondonoticias, Amazonia.org, 21/10/2010)