O secretário municipal do Meio Ambiente, Professor Garcia, recebeu na manhã desta quinta-feira, 21, representantes da Rede Cidade Amiga da Amazônia, entidade ligada à Fundação Getúlio Vargas, da qual Porto Alegre faz parte.
A Rede Amigos da Amazônia tem por meta criar uma rede de colaboração e ação envolvendo atores governamentais e não-governamentais, além dos setores públicos e privados, para a adoção de políticas e medidas de consumo sustentável de madeira e produtos manufaturados provenientes da Amazônia, gerando informações confiáveis sobre o setor e apoiando um processo de reestruturação do mercado de madeira nativa, a partir de sua demanda. O objetivo do encontro foi avaliar em que estágio se encontra a aquisição de produtos e subprodutos florestais de origem nativa ou não, em Porto Alegre. O projeto-piloto da Capital teve origem na escola Moradores da Hípica.
Segundo o secretário Professor Garcia, Porto Alegre foi uma das primeiras capitais brasileiras a aderir ao programam. Ele ressalta que é de responsabilidade do poder público criar mecanismos para que a aquisição desse tipo de material seja legal. Ao final do encontro, Garcia disse que colocará o tema em pauta na próxima reunião do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam) para ser debatido e avaliado. Também integram a Cidade Amiga da Amazônia no Rio Grande do Sul os municípios de Rio Grande, Cachoeirinha, Santa Maria e São Leopoldo.
(Prefeitura de Porto Alegre, 21/10/2010)