O 2º Congresso Internacional de Arquitetura e Ambiente iniciou nesta quinta-feira (21), em Porto Alegre. O evento que encerra na sexta-feira (22). tem o objetivo de divulgar para profissionais das áreas públicas e privadas o conceito de “ambitetura”.
A proposta está além de uma simples fusão entre as palavras ambiente e arquitetura. O arquiteto argentino Rubén Pesci, um dos convidados do evento, define: “Arquitetura, cidade, território e visão integrada na construção do ambiente. Ambitetura é um contínuo social e ambiental”.
Sob o eixo da Sustentabilidade, três temas estão sendo tratados com maior ênfase: Cidade, Território e Arquitetura. Segundo explica o argentino Rubén Pesci, presidente há 35 anos da Fundação CEPA - que conta com mais de 100 projetos de planejamento do desenvolvimento em distintas partes do mundo -, "o fórum estará voltado para o grande desafio dos gestores da atualidade: a implementação de um novo modelo de desenvolvimento sócio-econômico e ambiental, sem que esqueçamos a arte de construir o ambiente em todas as suas escalas e componentes, incluindo a história, o patrimônio e o modo de viver do lugar".
Entre os conferencistas internacionais estão os espanhóis José Maria Ezquiaga e Rafael Mata, Felipe Leal (México) e Edward Rojas ( Chile). Outro destaque do Congresso é a participação do arquiteto e doutor em Urbanismo Sérgio Magalhães (Brasil). Sérgio foi responsável pela concepção e implementação do programa Favela-Bairro, no Rio de Janeiro, e no momento atua no Plano de Recuperação Urbanística de Bel-Air, Porto Príncipe, no Haiti.
Serviço
2º Congresso Internacional de Arquitetura e Ambiente
21 e 22 de outubro de 2010
Local: Centro Universitário Ritter dos Reis – UniRitter – Porto Alegre/RS
Mais informações: (51) 3062.0037 www.ambitetura.com.br
(Por Vera Damian, EcoAgência, 21/10/2010)