Reportagem Especial de Zero Hora de 18/10 expõe tese de que árvores são ameaças ao trânsito de veículos.
Vários são os problemas que acarretam acidentes de trânsito nas cidades. O principal, todos sabem, é a imprudência ou negligência dos motoristas. Contudo, em relação à reportagem da página 4 do Jornal Zero Hora de hoje, Moesch entende que “deveriam ser ouvidos outros profissionais de diferentes especialidades antes de afirmar que as ‘árvores não poderiam ser plantadas nos canteiros centrais.’ No mundo inteiro as avenidas são arborizadas.” A afirmação de que árvores não são bem vindas é de Valter Kauffmann, fonte do jornal.
A visão urbanística atual é de humanizar as cidades e não afastar a vegetação dos centros urbanos. Pela tese apresentada na reportagem, não se poderia então permitir o uso de calçadas por pedestres ou até mesmo sinalização de trânsito. Carros estacionados e caçambas, então, muito menos.
Moesch conclui: “Não podemos ter uma visão reducionista. A cidade deve ser diversa, com carros trafegando com segurança e motoristas respeitosos, com patrimônio histórico e natural preservado, com ciclistas, com pedestres, enfim com muita vida.”
(EcoNotícias/Vereador Beto Moesch, 21/10/2010)