Após uma denúncia feita por um contribuinte, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Seman), flagrou na tarde de terça-feira, um descarte ilegal de gesso no bairro Canudos. Funcionários de uma empresa do mesmo bairro estavam prestes a colocar o material, transportado em um caminhão, no banhado do Rio dos Sinos, que fica na Vila Kipling, no final da Rua Odom Cavalcanti.
Por estar realizando a destinação inadequada do material e não apresentar os documentos necessários como o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) e a Licença de Operação para Transporte (LO), a empresa foi notificada e será autuada, com multa superior a R$ 5 mil, conforme regulamenta a lei de crimes ambientais 9.605/1998 (decreto 6514/2008).
Os proprietários do empreendimento terão até o final desta semana para apresentar à SEMAM um documento que comprove a destinação correta dos resíduos. A não apresentação deste documento pode gerar nova multa e até interdição da empresa. O correto é que a empresa trabalhe com locais licenciados que prestem o serviço de recebimento de resíduos e os destinem à áreas adequadas.
Danos ao Meio Ambiente - Segundo o biólogo da Seman, Carlos Normann, o pó de gesso é prejudicial a saúde, pois pode obstruir as vias respiratórias, causar sangramento do nariz e irritação da mucosa. Por ser um material altamente alcalino (PH alto), em sistemas aquáticos como este, muito ácido por conta da decomposição natural dos vegetais, o gesso eleva a condição básica do banhado. "Isso causa grandes danos à vegetação e a fauna destes locais", explica Normann.
Como denunciar:
Para denunciar casos como descarte ilegal de resíduos, empresas gerando poluição, depósitos irregulares, poluição sonora, poda ou supressão de vegetação, aves silvestres em cativeiro, desmatamento e queima de resíduos, os hamburguenses podem entrar em contato com a Seman das seguintes maneiras:
- De segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, pelo telefone (51) 3594-9999.
- Em situações emergenciais fora do horário de atendimento da Prefeitura, a secretaria disponibiliza o plantão, pelo número 9645-7266. O serviço atende nas quintas e sextas-feiras, das 19h15 às 23h30, sábados, das 8 horas às 23h30 e domingos, das 13 horas às 23h30.
As informações são da Prefeitura de Novo Hamburgo.
(Jornal VS, 21/10/2010)