A organização não governamental (ONG) Durrell Wildlife Conservation Trust, sediada no Reino Unido anunciou que reproduziu em cativeiro o macaco amazônico sauim-de-coleira. Ameaçada de extinção, a espécie só habita originalmente a região de Manaus (AM).
Segundo a ONG, três macacos nasceram em cativeiro há cerca de 2 meses, mas um deles morreu. Um dos sobreviventes também correu risco de morte após nascer com apenas 8 cm de altura e pesando 45 gramas. O animal foi submetido a uma cirurgia de emergência e agora passa por um regime especial.
Os cuidados com os sobreviventes incluem amamentação a cada 2 horas, conduzida por veterinários, uma vez que a mãe dos macacos, chamada de Eulalia, os rejeitou após o nascimento. De acordo com a ONG, outros macacos em cativeiro serão pais de criação dos novos bebês.
Deixe seu comentário ao final do texto
Os macacos sauim-de-coleira (Saguinus bicolor) são considerados ameaçados de extinção por só serem encontrados perto de Manaus, em uma área já bastante urbanizada. Alguns vivem isolados em fragmentos de floresta dentro da cidade e tentam encontrar novos lares, mas morrem ao cruzar estradas, por exemplo, de acordo com a ONG.
Se você vive ou viajou para a Amazônia e tem denúncias ou ideias para melhorar a proteção da floresta, entre em contato com o Globo Amazônia pelo e-mail globoamazonia@globo.com. Não se esqueça de colocar seu nome, e-mail, telefone e, se possível fotos ou vídeos.
(Globo Amazônia, 20/10/2010)