O conceito de biossegurança ainda é novo, e a cada dia ganha mais importância nos processos produtivos do agronegócio. O que antes era uma utopia, hoje é fundamental para a saúde publica e para garantir mercados internacionais.
Para aproximar esse tema da população brasileira e estabelecer uma relação entre a biossegurança do agronegócio, da saúde e o meio ambiente foi promovido nesta quarta, dia 20, em Porto Alegre (RS), um seminário em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O objetivo do encontro e garantir para as pessoas alimentos seguros.
A agricultura foi o primeiro segmento do agronegócio a conviver com o conceito de biossegurança. Foi ainda na década de 1980, quando se começou a falar de transgênicos. Atualmente, passados mais de 20 anos, a biotecnologia faz parte do dia-a-dia dos produtores rurais com total segurança.
Na cadeia animal, os processos de biossegurança estão presentes nas indústrias que trabalham no sistema de integração com produtores. A criação de suínos é exemplo. Na suinocultura, a rastreabilidade do grão e dos medicamentos e vacinas faz parte do processo de biossegurança e garante o sucesso da atividade.
(CANAL RURAL, 20/10/2010)