O prefeito José Fortunati participa quinta-feira, 21, às 17h, de um painel no 2º Congresso Internacional de Arquitetura e Ambiente. Considerado um dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, o evento é uma realização da Fundação Cepa Brasil, com apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
Dias 21 e 22, estarão na capital gaúcha destacados especialistas do setor, apresentando cases de planejamento urbano na América Latina e Europa, com abordagem das problemáticas ambientais e urbanísticas desde uma visão integradora e transdisciplinar, conforme promove o conceito de Ambitetura desenvolvido pela Fundação. O Painel dos prefeitos, com a participação de Fortunati, objetiva a troca de experiências entre gestores comprometidos com ações e projetos sustentáveis, além de reunir dirigentes das cidades-sede da Copa do Mundo 2014. No eixo da sustentabilidade, três temas serão tratados com maior ênfase: Cidade, Território e Arquitetura.
"O fórum estará voltado para o grande desafio dos gestores na atualidade: a implementação de um novo modelo de desenvolvimento sócio-econômico e ambiental, sem que esqueçamos a arte de construir o ambiente em todas as suas escalas e componentes, incluindo a história, o patrimônio e o modo de viver do lugar", afirmou o renomado arquiteto argentino Rubén Pesci, presidente há 35 anos da Fundação Cepa, que possui mais de 100 projetos em vários países,
Na programação do segundo dia, participam três arquitetas da prefeitura de Porto Alegre. Cleia Beatriz H. Oliveira e Andrea Oberrather vão falar sobre "A Experiência Integrada da Lomba do Pinheiro: o Diálogo Territorial em Porto Alegre para além do Orçamento Participativo". Em outra mesa participa a arquiteta Sílvia Maria Carpenedo, do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), que vai falar sobre regularização fundiária sustentável.
Entre os conferencistas internacionais confirmados estão os espanhóis José Maria Ezquiaga e Rafael Mata, Felipe Leal (México) e Edward Rojas (Chile). Outro destaque do Congresso é a participação do arquiteto e doutor em Urbanismo Sérgio Magalhães (Brasil). Sérgio foi responsável pela concepção e implementação do programa Favela-Bairro, no Rio de Janeiro, e no momento atua no Plano de Recuperação Urbanística de Bel-Air, Porto Príncipe, Haiti.
As inscrições já podem ser realizadas no site do Congresso: www.ambitetura.com.br
2º Congresso Internacional de Arquitetura e Ambiente
21 e 22 de outubro de 2010
Local: Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter
Informações: (51) 3062.0037, ou por e-mail (inscricoes@ambitetura.com.br)
(Prefeitura de Porto Alegre, 20/10/2010)