Uma pesquisa realizada pela Universidade de Yale revelou que apenas um quarto dos norte-americanos já ouviu falar em branqueamento dos corais e acidificação dos oceanos, que estão entre as principais conseqüências da elevação global das temperaturas.
Apesar de 63% dos entrevistados acreditarem que o aquecimento global está acontecendo, a maioria não compreende o que isto significa, sendo que apenas 8% merecem nota A ou B e 40% C ou D, segundo os pesquisadores. A maioria, 52%, foi classificado como F, ou seja, não têm idéia ou está equivocado sobre as mudanças climáticas e o sistema terrestre.
Isto significa que a maioria dos cidadãos norte-americanos não tem o conhecimento necessário para tomar decisões informadas em uma sociedade democrática, afirmam os pesquisadores.
A grande maioria pensa que o buraco na camada de ozônio e os aerossóis contribuem para o aquecimento do planeta, entretanto, 57% sabe que o efeito estufa se refere aos gases da atmosfera que seguram o calor. Muitos compreendem que a transição para fontes renováveis de energia é importante e que a queima de combustíveis fósseis contribui para o aquecimento global, com 50% dizendo que é causado pelas atividades humanas.
O papel das escolas na disseminação de conhecimento sobre as mudanças climáticas foi citado por 75% dos questionados e 68% gostaria de um programa nacional para ensinar mais sobre o assunto.
(Por Fernanda B. Müller, Instituto CarbonoBrasil, 19/10/2010)