No primeiro Fórum de Cooperação Sul-Sul sobre a biodiversidade para o Desenvolvimento, realizada em Nagoya, Japão, no dia 17 de outubro, o Grupo dos 77 e China aprovou por unanimidade um projeto de Plano Plurianual de Ação sobre o tema. "O plano define metas e estratégias de cooperação Sul-Sul, incluindo a cooperação triangular e programas para o ano de 2020", disse o presidente do G-77, Abdullah Alsaidi, representante permanente do Iêmen na ONU. "Ele reflete a necessidade de incluir a perda de biodiversidade em outros acordos Sul-Sul e, consequentemente, serve como apelo por um maior intercâmbio de conhecimento e tecnologia entre os Estados-membros", disse.
"A aprovação do Plano pelo Grupo dos 77 e China é um marco para o êxito da décima reunião da Conferência das Partes", afirmou o secretário-executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), Ahmed Djoghlaf. Representantes do Brasil, Granada e Malauí destacaram a importância da união de todas as 131 partes do grupo para o sucesso global da Conferência das Partes (COP 10), particularmente em questões-chave, como a adoção do regime internacional sobre acesso e repartição de benefícios e o Plano Estratégico 2011-2020, além de mecanismos de financiamento para apoiar a sua implementação.
"Os países desenvolvidos são os nossos parceiros, e devemos procurar a colaboração construtiva com eles", afirmou Alsaidi, em nome do Grupo dos 77 e China. "Estamos ansiosos para aprovar o plano na reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica e pedimos o apoio dos nossos parceiros para a sua implementação", disse.
(CDB, MMA, 19/10/2010)