Os Agentes Florestais Elton Leonardo Boldo e Jefferson André Floss, da Agência Florestal de Caxias do Sul da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), participaram na manhã desta terça-feira (19) da entrega da doação de 10,07 metros cúbicos de Araucaria angustifolia na forma de tábuas e guias para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Caxias do Sul. A madeira doada será utilizada na reforma do prédio da Casa do Patronato, que foi tombada pelo patrimônio histórico-cultural de Caxias do Sul e encontra-se em reforma.
A madeira foi fruto de apreensão por exploração sem o alvará florestal, resultando em auto de infração, apreensão e obrigatoriedade de reparação do dano causado. A ação foi realizada em parceria da Sema/Defap/Agência Florestal de Caxias do Sul e Policia Ambiental de Caxias do Sul.
O caso havia sido encaminhado ao Ministério Público da Comarca de Caxias do Sul, em decorrência dos trâmites processuais, para abertura de inquérito civil por danos ambientais. Em uma ação muito rápida, com o suporte dos técnicos da Sema/Defap e com a pré-disposição do autuado em doar a madeira apreendida para uma causa social, foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta em Setembro deste ano, onde a Madeireira que estava de fiel depositária realizou o desdobramento das toras apreendidas e doou 50% do volume total em madeiras já beneficiadas.
A ação serviu também como forma de conscientização ambiental, auxiliando na aproximação do órgão florestal estadual com a madeireira na forma de prestação de auxílio no Cadastro Florestal Estadual e Sistema DOF/Ibama, realizada pelas agentes administrativas Gorete Beatriz Borges e Karina Rath, bem como pela promotora Janaina de Carli dos Santos, da 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Caxias do Sul.
Ações e atividades como esta demonstram a importância da atuação em conjunto da Sema/Defap, Polícia Ambiental e Ministério Público, agindo com uma única força em defesa do meio ambiente.
(Sema, 19/10/2010)