Na semana passada, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em conjunto com a Companhia de Policiamento Ambiental, apreendeu em Roraima dois caminhões carregados de lenhas com Documentos de Origem Florestal (DOFs) falsos, e um caminhão sem qualquer documento que atestasse a origem da madeira. A informação é do jornal Folha de Boa Vista.
De acordo com Flávio Maciel, chefe da Divisão de Controle e Fiscalização do Ibama, as lenhas seriam levadas para a olaria, próximo a ponte dos Macuxi. Esta foi a primeira apreensão feita pelos órgãos este ano com DOF falso.
Os motoristas dos caminhões foram conduzidos a Superintendência da Polícia Federal, onde foram lavrados Termos Circunstanciados de Ocorrências contra eles. Em seguida, foram liberados para responder ao processo em liberdade.
Investigação
A Polícia Federal investiga a exportação ilegal de madeira por meio de falsificação do Documento de Origem Florestal (DOF), que atesta a legalidade do produto. A nova modalidade tem sido utilizada por madeireiros que atuam na clandestinidade e têm como mercado principal o Amazonas.
Segundo a polícia, as falsificações são diversas: algumas envolvem a qualidade do papel, outras utilizam o DOF original, porém que havia sido cancelado por alguma razão e existem ainda aquelas que "esquentam" o DOF utilizando-o várias vezes, quando o documento serve para uma única viagem.
A PF também explica que alguns DOFs também vêm com a quantidade de madeira transportada alterado.
(Amazonia.org.br, 18/10/2010)