A 26ª Oktoberfest e Feirasul também são uma oportunidade de conhecer o novo modelo de combustível que começou a ser testado recentemente. As técnicas de produção do biodiesel, óleo produzido por meio de azeite de cozinha usado ou extraído de sementes de diversas plantas oleaginosas, podem ser vistas durante a Festa da Alegria.
Uma equipe da Cooperativa Mista de Fumicultores do Brasil (Cooperfumos) está presente na Feira Agrícola e de Agricultura Familiar fazendo a demonstração da técnica na maior festa alemã do Rio Grande do Sul. “Foi uma forma de tentar mostrar à população a técnica ainda desconhecida para muitos de como o óleo de cozinha já utilizado pela dona de casa pode transformar-se em combustível”, afirma o coordenador da Cooperfumos, Gilberto Tuttenhagen.
Um equipamento que realiza a extração e a transformação dos óleos está instalado no estande e técnicos realizam a demonstração do procedimento. Além disso, é possível conhecer diversas sementes de planta que podem ser aproveitadas para a extração, entre elas, o tungue e o pinhão-manso. “São plantas que adotamos como ideais para o cultivo e que se adaptam bem ao solo da região, garantindo uma produtividade alta ao plantador”, detalha. O equipamento instalado junto ao estande é de pequena produção e serve apenas como simulador do processamento em larga escala. Além disso, os técnicos ainda conscientizam os visitantes sobre a necessidade de guardar em casa o óleo já utilizado na cozinha e realizar o descarte junto aos pontos de coleta da entidade.
(Gazeta do Sul, 15/10/2010)