A usina hidrelétrica Foz Do Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, entrou em funcionamento nesta quinta-feira com a operação comercial da primeira unidade geradora, de 214 MW. Ao todo, são quatro unidades e uma potência instalada de 855 MW, o que corresponde a 25% de todo o consumo de energia do Estado.
Instalada no Rio Uruguai, entre os municípios de Águas de Chapecó, em Santa Catarina, e Alpestre, no Rio Grande do Sul, a usina recebeu investimento de R$ 2,64 bilhões. A previsão é de que em março de 2011 as quatro unidades estejam operando, segundo o diretor superintendente da Foz do Chapecó Energia, Paulo Eduardo de Almeida Godoy.
A obra da hidrelétrica durou três anos e meio. Pela primeira vez no Brasil, uma hidrelétrica utilizou um núcleo de asfalto na vedação de sua barragem. A tecnologia inédita no país é comum na Europa e nos Estados Unidos, e já foi aplicada em mais de cem usinas pelo mundo.
O reservatório da usina ocupará uma área de 79,2 quilômetros quadrados, dos quais 40 quilômetros quadrados correspondem à própria calha do Rio Uruguai. Os estudos de divisão de queda do trecho do rio para a instalação de uma usina começaram na década de 1960, mas foi somente em 1984 que se confirmou que o aproveitamento da Foz do Chapecó era a alternativa de menor impacto se comparado a outros trechos.
A empresa responsável é a Foz do Chapecó Energia, formada pela Companhia Paulista Força e Luz (CPFL), Furnas e Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT), que tem a concessão por 30 anos, prorrogáveis por outros 30. A usina é um dos projetos do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal, o PAC.
Lula cancela visita à usina
A vinda do presidente Luiz Inácio da Silva a Chapecó, que ocorreria na sexta-feira, foi cancelada. Lula iria inaugurar a usina e assinaria decretos que beneficiariam os atingidos por barragens. A visita seria institucional, e a inauguração acabou sendo adiada.
Curiosidades
— O concreto utilizado na construção da usina Foz do Chapecó seria suficiente para construir oito estádios iguais ao Maracanã.
— A barragem da usina, futuramente, pode ser utilizada como estrada de ligação entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
— A usina tem um dos menores coeficientes área alagada/potência instalada do país.
— A potência da hidrelétrica é suficiente para abastecer mais de cinco milhões de lares.
(Clic RBS, 14/10/2010)