A sustentabilidade será a base da Olimpíada Rio-2016. Todo o planejamento é pautado na capacidade de assegurar a permanência saudável de tudo o que for construído definitivamente para o evento. Além disso, o tema que rege os Jogos abrange a preservação do ecossistema. Ou seja, garantir o bem estar da natureza e preservação dos recursos naturais.
A preocupação com este conceito, pregado pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e também pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, buscou inspiração na próxima Olimpíada, Londres-2012.
Nesta quinta-feira (14), um protocolo entre a organização dos Jogos londrinos e Paes foi assinado, prevendo cooperação entres as duas cidades. O diretor de relações institucionais do Rio-2016, Agemar de Mendonça Sanctos, explicou o conceito do projeto carioca.
- Eu quero que sejamos exemplo em sustentabilidade. Desde a utilização de todas as instalações do Pan de 2007, passando pelo planejamento detalhado de tudo que formos fazer em termos de estrutura [envolvendo arenas esportivas e sistema de transportes], até preservação do meio ambiente.
Agemar contou ainda que 20% da estrutura esportiva será provisória, como a arena de vôlei de praia, que será montada em Copacabana, e também parte do complexo esportivo da Deodoro, na zona oeste do Rio.
(Por Bruno Rousso, R7, 14/10/2010)