A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) visitou o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia), nesta quinta-feira (7/10), para verificar se foram cumpridas as determinações relativas ao encerramento do Acampamento Farroupilha. Conforme estabelecido por lei, a retirada dos galpões e piquetes deveria ser totalizada até o dia 30 de setembro, com o local entregue limpo após a saída de todos os participantes do evento.
Participaram da vistoria os vereadores Aldacir Oliboni (PT), Carlos Todeschini (PT), Mário Manfro (PSDB), membros da Cosmam, além do vereador Bernardino Vendruscolo (PMDB). Estiveram presentes Valtemir Amaral, do DMLU, Vinicius Brum, Coordenador de Tradição e Folclore da Secretaria Municipal da Cultura e presidente da Comissão Organizadora do Acampamento Farroupilha desde 2007, e Roberto Kalil, contratado para a retirada dos entulhos do parque após o evento.
Na área do Acampamento próxima aos pavilhões, os vereadores encontraram galhos de árvores quebrados e grande quantidade de focos de restos de entulhos e lixo queimados junto com sobras de telhas de amianto. “Amianto é altamente tóxico, não poderia ter sido queimado”, preocupou-se Todeschini. Segundo Kalil, os próprios participantes do evento realizaram as queimadas quando retiraram os galpões. “No ano passado retiramos 12 churrasqueiras abandonadas no parque. Este ano, foram 44 churrasqueiras deixadas aqui. Enchemos 12 caçambas até agora somente com os restos das churrasqueiras.”, acrescentou Kalil.
Oliboni, que preside a Cosmam, questionou o presidente da Comissão Organizadora sobre a falta de cuidado das lideranças tradicionalistas com a área, visto que há um regulamento que deveria orientar os participantes quanto à preservação do local. Conforme Brum, o regulamento não tem força legal para punição das entidades que não cumprirem as regras: “Se vocês tivessem vindo há quatro ou cinco dias, ficariam ainda mais estarrecidos”, acrescentou.
Oliboni propôs a realização de uma audiência pública na Câmara Municipal para tratar dos problemas relativos à realização do Acampamento Farroupilha no Parque Harmonia. “Vamos chamar os organizadores e lideranças do movimento tradicionalista para uma audiência e discutir isso tudo”, disse o presidente da Cosmam. Brum concordou com a importância desse encontro, pois “a Câmara pode ajudar no sentido de orientar os participantes do evento, que sempre trazem suas reivindicações, mas que não entendem que têm deveres”.
(Por Carla Kunze, Câmara de Vereadores de Porto Alegre, 13/10/2010)