A Cidade do México, uma das cidades mais populosas e poluídas do mundo, se comprometeu nesta quinta-feira (7) a reduzir até 2012 cerca de 7 milhões de toneladas de gases do efeito estufa emitidos no âmbito local, com um investimento de US$ 5,4 bilhões.
O prefeito do Distrito Federal mexicano, Marcelo Ebrard, indicou que a meta corresponde ao Plano de Ação Climática estabelecido, que inclui melhoras no sistema de transporte público, manejo dos resíduos e economia de energia e água.
Na abertura do fórum internacional Desenvolvimento e Mudança Climática, organizado pela Fundação Friedrich Ebert, que termina nesta sexta-feira na Cidade do México, ele lamentou que mais de 90% dos investimentos das cidades para combater os efeitos da mudança climática se desenvolvem com recursos próprios e não recebem apoio internacional ou federal.
Perante representantes de mais de 80 países, Ebrard criticou que a capital mexicana tenha de fornecer US$ 5,4 bilhões, frente a outros países como os Estados Unidos, responsáveis por 33% das emissões de efeito estufa, e a China, segundo país mais poluidor do mundo.
"São recursos que consideramos simbólicos, servem para mostrar a preocupação com o tema", disse.
(Folha.com, 08/10/2010)