A Operação Durans Rocha resultou em mais de R$ 6,7 milhões em multas aplicadas, apreensão de oito espingardas, dois tratores de esteira, um veiculo gol, duas motos, três barcos, doze motosserras e quatro pessoas presas. No local a equipe envolvida encontrou desmate e queimadas em andamento, além de ocupação e pastagem com gado. Calcula-se cerca de 1.600 hectares devastados. Além disso, duas pousadas de pesca que estavam se instalando na região do conflito tiveram suas atividades interditadas.
Na região denominada Gleba São Benedito que se encontra entre os rios São Benedito e Rio Cururu-açú, no município de Jacareacanga (PA) que tem acesso somente por Mato Grosso, foi alvo da operação a qual envolveu as forças Ibama-MT, Departamento de Polícia Federal e Força Nacional com agentes que permaneceram acampados no local no período de 09 de setembro a 02 de outubro.
A região que ainda é alvo de grilagem de terra por fazendeiros, madeireiros e aventureiros foi declarada como área indígena Kayabi pela Portaria 1.149 de 2002 do Ministério da Justiça. A área se encontra entre os municípios de Apiacás (MT) e Jacareacanga (PA).
Os bens apreendidos foram conduzidos por empresa contratada com apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai) escoltados por agentes da Força Nacional de Segurança até pátio de depósito no município de Alta Floresta, onde permanecem até decisão superior.
Três trabalhadores que estavam submetidos a trabalho análogo a escravo em área de desmatamento ilegal foram resgatados pelo Ministério do Trabalho e Emprego através do grupo móvel de erradicação do trabalho escravo do MT.
Os responsáveis pelos desmates e queimadas, identificados em sua maioria como moradores do município de Paranaíta – MT já foram autuados e notificados a retirar o gado (cerca de 800 animais). Aqueles que não cumprirem a notificação terão seus animais apreendidos.
A operação é uma homenagem ao agente Carlos Augusto Durans Rocha, que morreu em acidente em junho de 2009 durante a Operação Arco de Fogo (Ibama, DPF e FN).
(EcoDebate, 08/10/2010)