A Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler promoveu na noite de terça-feira (05) audiência pública no Clube Butiá, em Butiá, relativa ao licenciamento ambiental do empreendimento de lavra de areia e cascalho em uma área no rio Velho, um dos canais do rio Jacuí.
Solicitado pela Sociedade dos Mineradores de Areia do Rio Jacuí - SMARJA, a jazida pretendida para extração de areia em céu aberto em recurso hídrico tem área de 3,63 ha. A audiência pública é uma das ferramentas para o licenciamento ambiental, realizada para apresentação à sociedade do Estudo de Impacto Ambiental com Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA).
O processo foi protocolado na Fepam em 16 de março deste ano, sendo que a equipe técnica para o licenciamento foi nomeada em 16 de junho. Nesta quarta-feira (06), realiza-se nova audiência pública no mesmo local (Clube Butiá - Praça Alberto Cardoso s/n, no Centro de Butiá), relativa ao licenciamento ambiental de outra área no rio Velho, desta vez de 15 ha.
A audiência pública foi coordenada pelo químico Mauro Moura, sendo que a equipe técnica é coordenada pelo geólogo José Ricardo Samberg, participando os geólogos Ricardo Pessoa, Nelson Pieka e Fábio de Lima Noronha, além dos técnicos Sidney Carneiro e Silva e Clenira Camargo.
(Fepam, 06/10/2010)