O Japão decidiu aumentar o imposto sobre o tabaco em 40% para ajudar as contas do Estado e também para reduzir o número de fumadores no país, escreve o jornal espanhol online «20 minutos».
Esta sexta-feira, primeiro dia de Outubro, um maço de tabaco em terras nipónicas passou a custar 410 ienes, em vez dos anteriores 300 (passou de 2,6 para 3,6 euros). A medida provocou uma corrida ao tabaco nos últimos dias de Setembro, com filas nos quiosques e lojas de conveniência. Cadeias de lojas como a Seven Eleven chegaram a registar uma quadruplicação das vendas esta semana face ao homólogo de 2009.
O jornal espanhol cita o caso de alguns fumadores que compraram cem maços de tabaco nos últimos dias, o que lhes permitirá poupar qualquer coisa como mil ienes (cerca de cem euros).
A maior associação tabaqueira do Japão, a Japan Tobacco (JT) disse esta sexta-feira que prevê uma queda de 25% nas vendas dos primeiros nove meses de 2011 por causa desta subida de preços.
O Governo nipónico explicou o aumento de 3,5 ienes por cigarro com a necessidade de melhorar a saúde de população, ainda que admita que também ajudará a melhorar as receitas do Estado.
O Japão é o quarto maior mercado de tabaco a nível mundial, ainda que uma forte campanha sobre os seus malefícios, aliada à necessidade de poupar, tenha feito cair o número de fumadores desde 1996, altura em que atingiu um pico, representando 50% da população. Actualmente são «apenas» 24% de um total de 127 milhões de japoneses.
(TVI 24, 04/10/2010)