A primeira etapa do trabalho do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) neste domingo de eleição, 3 de outubro, começou às 22h de sábado, 2, e terminou às 7h da manhã, pouco antes de iniciar a votação.
“Mobilizamos dez equipes, num total de 40 servidores, e recolhemos 45 toneladas de lixo eleitoral, basicamente aquelas placas dispostas na rua”, explica o diretor da Divisão de Projetos Sociais e coordenador desta fase inicial do trabalho, Jairo Armando dos Santos.
Quando as urnas foram abertas e a cidade apresentava grande quantidade de pequenos papéis com propaganda eleitoral espalhada ao redor dos locais de votação, o diretor-geral do DMLU em exercício, Carlos Vicente Gonçalves, já tinha informado ao prefeito José Fortunati e à juíza eleitoral Vera Lúcia Feijó o resultado da primeira etapa. “Atingimos o objetivo colocado pelo Tribunal Regional Eleitoral, que era de tirar as placas da rua, muitas inclusive que foram colocadas por alguns candidatos durante a madrugada. Os ‘santinhos’ espalhados pelo chão fazem parte do cenário desse dia de votação e serão varridos após o fechamento das urnas, quando começa a segunda etapa do nosso trabalho”, destaca.
Cidade limpa - A segunda fase da limpeza urbana neste dia de eleições começa às 17h e envolve 642 trabalhadores em 38 caminhões espalhados a partir das nove seções do DMLU. A cidade será varrida até a hora necessária para que, ao amanhecer de segunda-feira, 4, Porto Alegre não tenha sinais da votação. “Com base no histórico das eleições anteriores, estamos prevendo o final da limpeza para a primeira hora da madrugada, com uma quantidade de lixo eleitoral pouco acima das 50 toneladas”, define o diretor da Divisão de Limpeza e Coleta e coordenador da segunda etapa do trabalho, Oswaldo Cauduro.
(Prefeitura de Porto Alegre, 04/10/2010)