Os avanços constantes das tecnologias têm gerado para a sociedade algumas conseqüências, tanto sociais (dificuldade de acesso por parte de camadas sociais menos privilegiadas), quanto ecológicas (“lixo tecnológico”, que não tem o seu devido descarte). Visando uma alternativa a essas duas questões, a Faculdade de Tecnologia SENAC Passo Fundo criou em 2007 o Projeto de Reciclagem Digital. O objetivo é de recuperar computadores e periféricos, até então inutilizados, e doá-los a alguma instituição do terceiro setor. Recentemente foram entregues dois computadores para a SOCREBE (Sociedade Cultural, Recreativa e Beneficente São João Bosco).
O projeto permite que os alunos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas tenham a oportunidade de adquirirem conhecimentos práticos em Hardware e, ao mesmo tempo, estejam envolvidos e engajados em uma atividade social. Para a presidente da SOCREBE, Denise Damin, a doação veio em boa hora: “Os computadores serão de grande valia para a entidade, principalmente para as crianças e adolescentes que atendemos, pois nos ajudam a buscar o seu desenvolvimento social.
Para Andréia Borella Câmara, aluna do SENAC, essa atividade contribuiu positivamente para uma melhor assimilação do conteúdo. Já o responsável pelo projeto, professor Leandro Bianchi, ressalta que é a oportunidade de reaproveitar equipamentos que iriam para o lixo, enquanto que o coordenador do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Eder Pazinatto, destaca que a iniciativa contribui para a inclusão digital na região de Passo Fundo. A diretora da Fatec Passo Fundo, Carla Fichtner Patines, por sua vez, salienta que o projeto reforça o compromisso social da Instituição.
(Envolverde/Pauta Social, 01/10/2010)