Hoje é dia de São Francisco de Assis, data em que também é comemorado o Dia Mundial dos Animais. Em Porto Alegre, a Igreja de São Francisco de Assis, no bairro Santana, promoverá as tradicionais bênçãos dos animais. O mesmo ritual ocorre no Colégio Bom Jesus Sévigné, a partir das 18h. A gestora da instituição, Miriam Zanatta, lembra que é uma oportunidade para estimular a reflexão sobre como os animais devem ser tratados.
Também pode ser o momento de realizar uma boa ação por um animal ferido. Strike é um cachorro que sofreu severos maus-tratos. Segundo a voluntária Shana, que cuida de 120 cães e 22 gatos, ele teve os olhos vazados pelo dono e precisa de uma cirurgia para retirada dos globos oculares e cauterização. Interessados podem ligar para o número (51) 3315-4814 ou fazer depósito de qualquer valor no Banco do Brasil, na conta 8990-7, da agência 3866-0, em nome de Alexandre Oliveira Waechter.
História do santo franciscano
- Francisco de Assis viveu na Itália entre os séculos XII e XIII. Durante a juventude, levava a vida como um rico filho de comerciante. Então, converteu-se e passou a trabalhar com um grupo de discípulos (que ficaram conhecidos como franciscanos), todos devotos da pobreza evangélica.
- Ele tinha uma relação muito especial e de muito respeito com os animais. No Cântico das Criaturas, São Francisco de Assis louva a Deus por todos os seres, pelo sol, pela lua e pelas estrelas.
- Há alguns anos, o papa João Paulo II decretou São Francisco de Assis como o padroeiro da ecologia, pelo seu reconhecido amor à natureza. Francisco de Assis foi sepultado em 4 de outubro de 1226 e canonizado em 1228.
(Correio do Povo, 04/10/2010)