A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) realizou, por meio de técnicos do Serviço de Emergência Ambiental, em conjunto com o Sindicato Nacional das Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom), um balanço da coleta e destinação de embalagens plásticas pós-consumo de óleo lubrificante realizadas nos últimos anos. A finalidade foi apresentar os resultados aos revendedores de combustíveis, na XIII Expopetro, ocorrida em setembro, em Gramado/RS. A Fepam incluiu ainda ao estudo os resultados de outros fabricantes que são acompanhados dentro do licenciamento ambiental dessas atividades.
Nos últimos anos foram coletadas em território gaúcho e destinadas para reciclagem no Rio Grande do Sul e no Paraná aproximadamente 2,7 toneladas de embalagens pós-consumo de óleo lubrificante pelos fabricantes representados pelo Sindicom e 185 toneladas pelos demais fabricantes. Neste período foram obtidos avanços com o aperfeiçoamento da gestão e controle do sistema com a implementação do site www.programajoguelimpo.com.br onde passaram a ser disponibilizados para a Fepam os números da coleta, em quilos de embalagens, online em todos os 3.246 pontos de coleta do Estado. Pela ferramenta eletrônica também é possível verificar os pontos em que não foram entregues embalagens.
Na área da agricultura também estão sendo feitas ações junto às cooperativas e unidades que recebem embalagens de agrotóxicos para que se tornem também pontos de armazenagem temporária e de coleta de embalagens de lubrificantes. O setor de comércio de autopeças também registra baixa taxa de retorno. O objetivo é passar de 50 para 85 toneladas/mês de embalagens plásticas coletadas até dezembro de 2011. Considerando o peso médio das embalagens comercializadas, cada quilo coletado representa 18 embalagens (média de 55,5 gramas), chega-se a aproximadamente 52,4 milhões de embalagens, que retornaram ao sistema produtivo por meio da reciclagem.
(Governo do RS, 01/10/2010)