Desde o início da campanha eleitoral, em julho, a população acompanhou uma transformação no visual da cidade, em função da grande quantidade de material de propaganda. São cartazes, placas, adesivos e bandeiras que podem ser vistos nas avenidas, nas praças e nos cruzamentos. Para dar conta de toda a sujeira que acaba ficando espalhada pela Capital, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realizará, até o encerramento da campanha, limpeza durante as 24 horas do dia.
Segundo o supervisor de Operações do DMLU, Adelino Lopes Neto, até domingo, dia da votação, a pedido do Tribunal Regional Eleitoral, todos os funcionários trabalharão para garantir a limpeza da cidade. "No domingo, nosso trabalho será permanente. Nossos caminhões estarão funcionando até o amanhecer. A população acordará com a cidade completamente limpa."
O DMLU recolhe diariamente cerca de 1,2 mil toneladas de lixo. Toda a sujeira deixada em função das eleições representa 3% de todo o volume. "É considerado pouco, se comparado à quantidade de lixo que a cidade produz normalmente."
Outra rotina que faz parte do trabalho do Departamento Municipal de Limpeza Urbana nesta época é o recolhimento do material eleitoral colocado em locais proibidos. Sempre que se verifica esse tipo de situação, uma equipe do DMLU é solicitada pelo tribunal, que fiscaliza a propaganda espalhada pela cidade.
(Correio do Povo, 29/09/2010)