Durante a Bicicletada, versão brasileira do movimento mundial Massa Crítica, dia 27 de setembro, em Curitiba, cerca de trinta cicloativistas foram ameaçados pela polícia com uma escopeta e obrigados a abandonar a pedalada conjunta. É que os ativistas destruíram alguns cartazes de campanha eleitoral ilegais e que poluíam as ruas da cidade.
Quatro viaturas iniciaram uma escolta aos ciclistas, que foram parados e abordados com exagero pelos militares. Foi no momento em que os ativistas impediram a passagem de um carro para ajudar um senhor idoso a atravessar a rua, no Centro Cívico. Os militares sacaram armas sem necessidade e puseram vidas em risco. Ninguém foi preso.
A Bicicletada é a versão brasileira do movimento mundial Massa Crítica, criado em São Francisco, estado norte-americano da Califórnia, em setembro de 1992. O objetivo é reivindicar o espaço público invadido pelos automóveis e mostrar que a bicicleta é o meio de transporte mais eficiente nas cidades. Curitiba, conhecida como Capital Ecológica do Brasil, ironicamente é a cidade brasileira com o maior número de carros por habitante: 0,6. O investimento em infra-estrutura para a circulação de bicicletas também é ínfimo.
Baixe uma foto aqui.
(Texto recebido por E-mail, 28/09/2010)