No início deste mês, um protocolo de atuação contínua envolvendo Ministério Público, Prefeitura, Câmara de Vereadores e Brigada Militar foi assinado com o objetivo de intensificar a fiscalização contra a poluição sonora. Neste final de semana, a primeira ação envolvendo cerca de 20 profissionais de todas as instituições, gerou três recolhimentos de veículos.
A ação aconteceu na última sexta-feira, das 23h às 2h. O responsável pela coordenação de fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, também envolvida na atividade, Elimar Castro, ressalta que as fiscalizações podem ocorrer a qualquer hora do dia ou da noite.
Os veículos só serão liberados mediante autorização judicial. A multa por poluição sonora atinge altos valores. As penalidades são baseadas no Código de Postura do município, variando também de acordo com a área da cidade. O mote é a perturbação do sossego. Independente do horário, cada veículo não pode ultrapassar os 65 decibéis. As próximas fiscalizações serão surpresas, mas Castro adianta que devem ocorrer com maior frequência.
(Jornal Minuano, 28/09/2010)