O Ministério da Integração Nacional liberou, na semana passada, o valor referente a primeira parcela do Termo de Compromisso para a construção da Barragem da Arvorezinha, em Bagé.
A verba de R$ 297.567,75 será destinada à prospecção para a adequação do projeto executivo, executado pela empresa Engeplus – Engenharia e Consultoria Ltda.
O prefeito Dudu Colombo e o diretor do Departamento de Água de Esgoto de Bagé, Antônio Kiwal Parera, explicam que o serviço iniciou no dia 12 de agosto e consiste na análise do tipo de subsolo. "É através deste estudo que é verificada a estrutura do solo da área onde será erguida a barragem', detalha Parera.
Já Dudu observa que este é mais um passo que nos aproxima da construção da nova Barragem da Arvorezinha. “Os resultados deste estudo servem para a adequação do projeto executivo”, simplificou.
O valor total previsto para a obra é de R$ 34 milhões. A empresa Marco Projetos e Construções, de Porto Alegre, será a responsável pela etapa de construção.
Paralelamente, o governo municipal aguarda a liberação da Licença de Instalação (LI) por parte da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). A documentação necessária foi entregue na última semana e encontra-se em análise.
(Jornal Minuano, 28/09/2010)