Os secretários estaduais do Meio Ambiente, Giancarlo Tusi Pinto, e da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócios, Gilmar Tietböhl, assinam, nesta sexta-feira (27), portaria conjunta delegando uma comissão formada por técnicos das duas secretarias e da Fundação Zoobotânica para a realização de um estudo populacional sobre a existência de dourados e surubins. O objetivo, conforme o artigo 3° do Decreto n° 41.672, estabelece que seja feita uma reavaliação periódica do Livro Vermelho, no qual consta a lista dos animais vulneráveis para extinção.
Em 2002, o Decreto estabeleceu critérios para a defesa e proteção da fauna existente no RS, vetando a pesca das espécies dourados e surubins. No entanto, pescadores profissionais artesanais vêm reivindicando o fim dessa proibição.
O grupo irá reavaliar a lista de espécies da fauna silvestre ameaçadas de extinção, discutir os critérios técnico-científicos aplicados na versão anterior do livro e propor ajustes para a nova versão do Livro Vermelho. Dessa maneira, fica garantido o aprimoramento do método e mantido os critérios compatíveis com os padrões internacionalmente reconhecidos. A coordenação dos trabalhos será feita por servidores das duas secretarias e, para as conclusões, que devem ser apresentadas em até 180 dias, o grupo deverá consultar universidades e pesquisadores da área.
(Governo do RS, 26/09/2010)