ADuratex, maior empresa produtora de painéis de madeira industrializada e de metais sanitários do Hemisfério Sul, com destaque também na produção de louças sanitárias, inaugura na próxima sexta-feira, dia 24 de setembro, no município de Estrela do Sul, no Triângulo Mineiro, o Centro de Educação Socioambiental Buriti (CESA), na unidade Florestal Minas Gerais. Localizado em área de cerrado, o centro visa desenvolver atividades de educação ambiental, tendo como tema central o manejo sustentado de plantações florestais.
Com este projeto, a Duratex amplia sua contribuição para o desenvolvimento da educação ambiental, somando esforços com instituições públicas e privadas motivadas pela busca do desenvolvimento sustentável
Idealizado para receber visitas programadas de crianças, estudantes, colaboradores e seus familiares, clientes, fornecedores e outros públicos envolvidos com programas de educação e conscientização ambiental, o CESA possui uma exposição permanente que mostra os diversos aspectos do manejo das plantações florestais até o produto final e as medidas para a conservação do meio ambiente adotadas pela Duratex.
Por meio de visitas guiadas, tem-se a oportunidade de conhecer a Trilha do Lobo-Guará e entrar em contato com a flora local. Juntos, trilha e exposição permanente permitem ao visitante compreender o manejo sustentado de plantações florestais de fins comerciais em áreas de cerrado.
? Nosso objetivo é fomentar atividades de educação socioambiental e contribuir para a formação de indivíduos mais conscientes e ativos em termos de preservação e conservação ambiental e de práticas de sustentabilidade? , explica Heuzer Guimarães, gerente executivo da Unidade Florestal Minas Gerais da Duratex.
A Unidade Florestal de Minas também possui projetos em parceria com universidades. Já foi iniciado um trabalho de pesquisa de regeneração de área de vegetação nativa no cerrado com a Universidade Federal de Uberlândia.
Para informar-se sobre datas, horários de visitas e agendamentos, mande um e-mail para:florestal.minas@duratex.com.br
Outras iniciativas
A preocupação com o plantio de florestas está no DNA da empresa. Desde a década de 70, quando a Duratex expandia suas instalações industriais, passou a investir no abastecimento de matéria-prima, inclusive comprando terras para o plantio de florestas e o desenvolvimento de tecnologia florestal.
Em 1995, foi a primeira empresa da América Latina a ser certificada peloForest Stewardship Council (FSC). As áreas florestais de Lençóis Paulista, Botucatu, Itapetininga e Agudos (SP) e de Uberaba e Estrela do Sul (MG), detêm o Certificado do Bom Manejo Florestal concedido pelo Forest Stewardship Council - FSC, organização internacionalmente reconhecida, que atesta que o manejo florestal é feito de acordo com os princípios de conservação e sustentabilidade. A gestão das áreas florestais de Botucatu e do viveiro de produção de mudas é certificada com a norma ambiental ISO 14.001 e todas as unidades industriais possuem a certificação ISO 9001:2000.
A Duratex desenvolve, ainda, iniciativas de sensibilização da sociedade sobre questões relacionadas ao uso adequado dos recursos naturais, reflorestamento e conservação da biodiversidade, descarte e reciclagem de lixo, entre outras, e participa de discussões sobre aspectos legais com órgãos reguladores.
Exemplo dessa prática é a manutenção da Área de Vivência Ambiental Piatan (Avap), em Agudos, local frequentado por professores, estudantes, representantes de órgãos públicos, clientes e comunidades. Na Avap são difundidos conceitos de produção sustentada de madeira a partir de plantações florestais por meio de atividades como exibição de filmes e apresentação de medidas técnicas destinadas à conservação do solo, da água e da biodiversidade.
A Duratex integra também projetos como o Torre de Fluxo, que visa estudar o balanço de carbono, água e nutrientes ao longo de um ciclo de uma floresta de eucalipto, além de ser uma das fundadoras do Green Building Council Brasil, que tem por missão contribuir para desenvolver a indústria da construção sustentável no País sendo a principal referência de mercado.
Desde 1973, a Companhia mantém programas para identificar e monitorar a biodiversidade de suas florestas, com cerca de 224 mil hectares com florestas plantadas. O trabalho é desenvolvido em parceria com instituições de pesquisa e contempla diferentes grupos animais (mamíferos, aves, répteis, anfíbios, insetos, entre outros), estudadas para a compreensão da dinâmica e das relações com seus habitats.
Os resultados das análises possibilitam a aplicação de modelos sustentáveis de manejo. Um desses polos é a Reserva Natural Olavo Egydio Setúbal, localizada na unidade de Lençóis Paulista, que em 2008 foi homologada pelo governo estadual como Reserva Particular do Patrimônio Natural ? RPPN. A área, de 615,5 hectares, é uma das mais ricas reservas de floresta nativa do interior paulista por abrigar espécies de alto valor para a conservação da biodiversidade.
Sobre a Duratex
A Duratex S.A. é uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, com controle compartilhado pelos grupos Itaúsa - Investimento Itaú S.A e Companhia Ligna de Investimentos.
Maior empresa produtora de painéis de madeira industrializada do Hemisfério Sul, é líder no mercado brasileiro em produção de chapas de fibra MDP e MDF/HDF/SDF, pisos laminados com a marca Durafloor e peças semiprontas sob a marca Multiform. Também conquistou a liderança em metais sanitários, com a assinatura Deca e Hydra, e mantém forte presença em louças sanitárias com a marca Deca.
A empresa tem sua sede em São Paulo e conta com cerca de 10 mil colaboradores, instalados nas 13 unidades industriais estrategicamente localizadas por todo o território brasileiro ? São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro, além de uma unidade na Argentina.