(29214)
(13458)
(12648)
(10503)
(9080)
(5981)
(5047)
(4348)
(4172)
(3326)
(3249)
(2790)
(2388)
(2365)
empresas sustentáveis sustentabilidade projetos sustentáveis
2010-09-26 | Luizabarbo

A relação de preservação e respeito com o meio ambiente é um dos pontos altos da empresa que já tem na própria atividade um conceito ambientalmente correto. No próximo dia 23 de setembro, início da Primavera, a empresa dará mais uma mostra desse comprometimento.

Desde a sua fundação, em 1973, a Vipal conquista cada vez mais espaço entre as empresas que investem e acreditam no conceito de sustentabilidade. E não á apenas por conta da atividade na qual a empresa está inserida. Os benefícios da reforma de pneus para o meio ambiente são inquestionáveis.  Cada pneu reformado economiza, em média, 57 litros de petróleo e 80% de energia e matéria-prima em relação à produção de pneus novos.

A trajetória de comprometimento com o meio ambiente, que possui várias passagens marcantes, ganha mais um capítulo com o lançamento do  Projeto Arboreto,  um espaço cultural e socioambiental que promoverá o estudo e a divulgação de algumas espécies nativas da Fazenda Tupi. De acordo com o dicionário Aurélio, Arboreto significa Coleção de árvores plantadas para estudos científicos ou exibição ao público.

Propriedade do Grupo Vipal desde 1989, a fazenda representa uma das últimas áreas restantes da Floresta de Araucária. Está localizada no distrito de Rio Branco, município de Nova Prata (RS), e possui uma área total de 962 hectares, entre mata nativa, campo, reflorestamento, lago e sede.

A Vipal montou um programa especial de Educação Ambiental para trazer a natureza existente na Fazenda Tupi mais próxima da comunidade. Este programa está voltado para estudantes de todas as faixas etárias e tem o objetivo de mostrar o estudo, valorização e preservação da  flora local. Deste modo, para os estudantes, o Arboreto se transformará em uma extensão da sala de aula e em uma ferramenta do exercício de cidadania na preservação dos recursos naturais.

O espaço do Projeto Arboreto está localizado ao lado do Centro de Distribuição da Vipal em Nova Prata, RS e foi cedido pela prefeitura da cidade através da Lei Municipal nº 3.758/97, de 20 de junho de 1997.

Atitude Vipal: novo canal de conscientização e valorização das ações socioambientais

Simultaneamente ao lançamento do Projeto Arboreto, a empresa lança seu novo site voltado exclusivamente ao tema sustentabilidade.

Atitude Vipal é o novo site com os projetos e as ações socioambientais do Grupo. Com mais interatividade, é atualizado diariamente com notícias e dicas relativas aos cuidados com o meio ambiente e com a responsabilidade social.

Possui um twitter www.twitter.com/atitudevipal e uma proposta de concurso cultural intitulado Faça Parte dessa História, onde as pessoas podem cadastrar fotos de suas ações em prol da sustentabilidade. Os internautas votam na melhor foto que, no final de cada mês, receberá brindes da Vipal e um kit chamado Sementes de Atitude com sementes de árvore para plantar.

Sementes de Atitude: desenvolvimento sustentável levado a sério
A tradição de atuar ativamente na melhoria e otimização do uso dos recursos naturais ganha o seu mais importante capítulo com o Projeto Sementes de Atitude, um marco na trajetória do Grupo Vipal em prol da sustentabilidade.

Kits contendo sementes de espécies nativas brasileiras, como o pau-fava, serão distribuídos entre os colaboradores, escolas, clientes e jornalistas em todo o país, visando incentivar o replantio de árvores e a troca de conhecimento sobre ações de preservação do meio ambiente. Mais de 50 mil sementes já foram distribuídas desde o lançamento do projeto em 2007. A partir do dia 23 de setembro de 2010, data em que se comemora a entrada da Primavera, mais 5 mil kits serão novamente distribuídos.

Sementes de Atitude nasce como um programa de replantio de árvores, mas vai além. É o projeto que dá nome ao braço ambiental do Grupo e incentiva as pessoas a criarem uma atitude sustentável através do conhecimento e da troca de experiências através do site Atitude Vipal.

O endereço do site é www.atitudevipal.com.br .

Você é nosso convidado para participar da abertura do Arboreto, que será no dia 23 de setembro, às 15h, na Rua Itália, Distrito Industrial, ao lado do Centro de Distribuição da Vipal em Nova Prata/RS.

VIPAL: A LÍDER DO SETOR EM VENDAS E INOVAÇÃO
Fundada em 1973, em Nova Prata, no Rio Grande do Sul, a Borrachas Vipal é uma das mais importantes fabricantes mundiais de produtos para reforma e reparos de pneus e câmaras de ar e deu origem ao Grupo Vipal.

A pequena fábrica de manchões, que marcou o início dessa trajetória de sucesso, tornou-se referência não só em seu segmento, mas de todo o setor produtivo por conta do seu rápido crescimento, qualidade dos seus produtos, ética nos processos de gestão e esforços em prol da sociedade e do meio ambiente.

Pioneira na tecnologia de vulcanização a frio no Brasil, a Vipal desenvolveu ao longo dos anos maquinários e sistemas exclusivos de testes e adequação dos produtos aos mais diferentes mercados, o que a projetou internacionalmente.  A Vipal emprega cerca de 3.000 colaboradores.

Para atender à demanda nacional e a expansão no exterior, possui duas fábricas em Nova Prata, no Rio Grande do Sul, e uma em Feira de Santana (BA), totalizando mais de 160 mil metros quadrados de parque fabril, com capacidade produtiva de 18 mil toneladas de borracha/mês. Conta ainda com centros de distribuição localizados nos principais estados brasileiros, países da América do Sul, América do Norte e Europa.

Foi a primeira empresa também, por exemplo, a lançar bandas que economizam combustível. Denominadas ECOTREAD (Vipal) e GREENTREAD (Tortuga), as novas bandas pré-moldadas fazem parte do Projeto Sustentabilidade do Transporte da Vipal. São produtos que vão muito além da economia com a reforma: contribuem também com o meio ambiente e com sucesso da atividade do transporte.

Identificadas com uma linha tracejada verde e uma etiqueta com os nomes ECOTREAD ou GREENTREAD são bandas que proporcionam menor resistência ao rolamento, menor consumo de combustível e maior rendimento quilométrico. Nossos estudos apontavam que o sulco menor garantia a economia. Nós somamos a esta informação compostos e desenhos exclusivos, e chegamos a bandas que reduzem ainda mais o consumo. Com a utilização dessas bandas, a economia de combustível é de até 10% e o aumento de rendimento quilométrico chega a 6%, destaca Eduardo Sacco.

A empresa conta ainda com um sistema único de garantia. O RQG é um sistema pioneiro que foi desenvolvido em parceria com a rede de Reformadores Autorizados Vipal para oferecer aos transportadores a garantia do produto e do serviço até a terceira reforma. Hoje são 290 reformadores espalhados por todo o Brasil, que tornaram possível a conquista da marca de 3,5 milhões de pneus reformados com o selo RQG.

Este é um número histórico e ratifica a qualificação da nossa rede e o nosso compromisso em oferecer soluções pioneiras para benefício do transportador. Graças à condição técnica diferenciada dos nossos Reformadores Autorizados asseguramos a reposição imediata em caso de falha de produto ou de processo, tanto para os processos a frio ou a quente, cobrindo a maioria dos pneus radiais e convencionais disponíveis no mercado. Garantimos não somente a reforma, mas também a carcaça, explica Eduardo Sacco.

Sempre atenta aos mais exigentes padrões internacionais de qualidade, a Vipal foi a primeira empresa brasileira do setor certificada pelo ISO 9002, ostentando ainda a ISO9001:2000 e o certificado de verificação de desempenho para sua linha de bandas de rodagem pelo INMETRO/IFBQ.

O Grupo Vipal é composto pelas empresas Borrachas Vipal, Vipal Financeira e Plásticos Vipal. Possui também participação nas empresas Duroline (lonas para freio) e Fate (pneus novos). Junto com a argentina Fate está constituindo a primeira indústria binacional de pneus, que estará gerando 1.000 novos empregos em Guaíba na produção de pneus de passeio e agrícolas.


desmatamento da amazônia (2116) emissões de gases-estufa (1872) emissões de co2 (1815) impactos mudança climática (1528) chuvas e inundações (1498) biocombustíveis (1416) direitos indígenas (1373) amazônia (1365) terras indígenas (1245) código florestal (1033) transgênicos (911) petrobras (908) desmatamento (906) cop/unfccc (891) etanol (891) hidrelétrica de belo monte (884) sustentabilidade (863) plano climático (836) mst (801) indústria do cigarro (752) extinção de espécies (740) hidrelétricas do rio madeira (727) celulose e papel (725) seca e estiagem (724) vazamento de petróleo (684) raposa serra do sol (683) gestão dos recursos hídricos (678) aracruz/vcp/fibria (678) silvicultura (675) impactos de hidrelétricas (673) gestão de resíduos (673) contaminação com agrotóxicos (627) educação e sustentabilidade (594) abastecimento de água (593) geração de energia (567) cvrd (563) tratamento de esgoto (561) passivos da mineração (555) política ambiental brasil (552) assentamentos reforma agrária (552) trabalho escravo (549) mata atlântica (537) biodiesel (527) conservação da biodiversidade (525) dengue (513) reservas brasileiras de petróleo (512) regularização fundiária (511) rio dos sinos (487) PAC (487) política ambiental dos eua (475) influenza gripe (472) incêndios florestais (471) plano diretor de porto alegre (466) conflito fundiário (452) cana-de-açúcar (451) agricultura familiar (447) transposição do são francisco (445) mercado de carbono (441) amianto (440) projeto orla do guaíba (436) sustentabilidade e capitalismo (429) eucalipto no pampa (427) emissões veiculares (422) zoneamento silvicultura (419) crueldade com animais (415) protocolo de kyoto (412) saúde pública (410) fontes alternativas (406) terremotos (406) agrotóxicos (398) demarcação de terras (394) segurança alimentar (388) exploração de petróleo (388) pesca industrial (388) danos ambientais (381) adaptação à mudança climática (379) passivos dos biocombustíveis (378) sacolas e embalagens plásticas (368) passivos de hidrelétricas (359) eucalipto (359)
- AmbienteJá desde 2001 -