DESENVOLVIMENTO
CENIBRA realiza solenidade de início das operações do Gasoduto Vale do Aço
No dia 29/9, às 10 horas, na unidade industrial da CENIBRA, acontecerá a solenidade de início das operações do Gasoduto Vale do Aço.
O evento contará com a presença do Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Sérgio Alair Barroso, o Diretor-Presidente da CENIBRA, Paulo Brant, o Presidente da GASMIG, Márcio Augusto Vasconcelos Nunes, o Presidente da CEMIG, Djalma Bastos de Morais, bem como prefeitos dos municípios em que a CENIBRA atua.
O fornecimento de gás à CENIBRA faz parte do projeto da GASMIG que atenderá as principais empresas do Estado situadas ao longo do gasoduto que vai até Belo Oriente. Este empreendimento exigiu a construção de 331 km de dutos de grande porte que se interligará ao atual gasoduto de transporte Rio/Belo Horizonte.
Desenvolvimento Limpo
Como uma iniciativa para execução de projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), a CENIBRA assinou com a GASMIG, em setembro de 2006, um protocolo de intenções para o fornecimento de gás natural, que será utilizado nos fornos de cal, em substituição aos óleos combustíveis utilizados atualmente.
A CENIBRA utilizará anualmente 51.600.000 m³ de gás (4.300.000 m³/mês), em substituição ao óleo, o que ocasionará a redução de emissões de gases do efeito estufa, bem como outros gases formados pela queima do óleo e material particulado.
A substituição do óleo combustível por gás natural acontecerá de forma proporcional ao poder calorífico dos dois combustíveis. A substituição ocorrerá nos fornos de cal, equipamentos que para produzirem cal (insumo necessário à produção de celulose) demandam grande quantidade de calor, obtido por meio da queima de óleo. Ainda ocorrerá a substituição de combustível nas caldeiras a óleo e a biomassa, onde é gerado vapor para a produção de energia elétrica e para aquecimento do processo. A fonte de calor utilizada é o óleo e a biomassa. O projeto prevê a substituição do óleo pelo gás natural.