A Fundação Estadual de Proteção Roessler - Fepam divulga na terça-feira (28), os resultados da primeira fase do Plano de Ar, Clima e Energia - PACE, fruto de parceria entre os Governos do Estado e da França. A divulgação ocorrerá durante seminário a ser realizado a partir das 13h30min no auditório da Sema/Fepam (Rua , 55 ¿ 11º andar).
O objetivo do PACE é estabelecer um modelo de gerenciamento da qualidade do ar, semelhante ao modelo francês recentemente adotado naquele país, que implantou medidas mais eficientes, e estão trazendo os resultados esperados. Iniciado em março deste ano, foi elaborado o diagnóstico das redes de monitoramento do ar da Fepam, inventários de gases de efeito estufa, estudo das potencialidades de energias renováveis, entre outros. O objetivo é estruturar um modelo de gestão que integre diversas formas de produção de energia, bem como a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE), levando-se em conta as práticas mais adequadas de monitoramento da qualidade do ar.
Para a presidente da Telli, a contribuição dos franceses tem sido fundamental para aprimorar o que já é executado, bem como viabilizar o contato com novas metodologias, além de permitir o conhecimento e implementação de softwares e equipamentos para controle, monitoramento e comunicação de dados no segmento ambiental, utilizados disso, a presidente alerta para o pioneirismo do projeto no Brasil, afirmando que ¿o nosso Estado está preparando-se para uma realidade sócio-ambiental que em breve exigirá que tenhamos um modelo adequado de gestão da qualidade do ar, que atenda às exigências legais que por certo serão mais complexas e imprescindíveis para a preservação do
O diretor da Enviroconsult, Olivier Decherf, ressalta que o projeto é complexo e ambicioso, com proposta nova para o controle da qualidade do ar, tendo sido recentemente implantado na França. Segundo ele, os trabalhos desenvolvidos com os técnicos da Fepam poderão agregar informações importantes para o planejamento estratégico do Rio Grande do Sul, no segmento ambiental, referente aos aspectos do clima, ar e energia.
(FEPAM / SEMA, 24/09/2010)