A Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler – FEPAM, através de consultoria francesa, apresentou o resultado do projeto piloto do Bilan Carbone® realizado na instituição, com o objetivo de inventariar as fontes internas de emissão de gases de efeito estufa (GEE) e integrar-se ao Plano de Clima, Ar e Energia do Rio Grande do Sul. Pelo levantamento realizado entre os 293 funcionários da Fepam, a maior fonte de emissão de GEE na instituição são os deslocamentos, neles incluídos viagens de trabalho e casa-escritório.
O Bilan Carbone® é uma metodologia francesa desenvolvida pela ADEME (Agência francesa para o Meio Ambiente e a Energia), que permite medir as emissões de gases de efeito estufa produzidas por uma empresa ou por uma administração. Os gases de efeito estufa (GEE), que impactam sobre o clima e o equilíbrio biológico do planeta, são principalmente produzidos pelo consumo de energia, mas também por outras fontes não energéticas.
O estudo minucioso das atividades e dos seus trabalhadores permitiu fazer um levantamento dos GEE emitidos pelo funcionamento da FEPAM. A partir daí, será posspível propor ações e políticas internas para reduzir as emissões geradas e assim de dar o exemplo fazendo sua parte na luta contra as mudanças climaticas.
O primeiro passo do Bilan Carbone® FEPAM foi o de recolher dados e informações sobre as diferentes atividades originadas pela FEPAM e que produzem GEE. Assim, o estudo abrangeu vários tipos de dados, como o consumo de eletricidade para a luz das salas ou para o ar condicionado, as viagens dos trabalhadores para fazer visitas de trabalho, o material burocrático usado todo dia, entre outros. Tem como objetivo priorizar as ações, a fim de atuar de forma eficaz na lutar contra o aquecimento global a todos os níveis da sociedade: território, empresas, administração, etc.
(Sema, 23/09/2010)